Relato de atividade em sala de aula

DIVERSIDADE CULTURAL

Visualizações |
Vote aqui
Maré Capoeira
28/08/2008
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
36
ana paula callado teixeira
CE EDMUNDO BITTENCOURT | RJ | Teresópolis | Estadual





Mostrar que as manifestações de dança ou jogo, no caso a capoeira, incentivam as crianças a prática de esportes saudáveis; fazer a identificação da mistura de raças já que não é só o negro que faz capoeira; conversar
sobre preconceitos, utilizando a língua portuguesa e falando da música para o desenvolvimento da intelectualidade.

Fomos para a sala de vídeo, mas não comentei nada sobre o filme, deixei que primeiramente eles tirassem as suas conclusões. Após a exibição, perguntei o que cada um sabia sobre capoeira, se já haviam jogado ou se conheciam alguém que fazia. Fomos para a sala e pedi que resumissem o curta e dessem a opinião deles a respeito da capoeira. Nossa escola tem uma modalidade na educação física dedicada à capoeira.

Ao final da exibição, foi interessante observar que alguns alunos fingiam jogar capoeira, imitando o Maré Capoeira. Eles também falaram sobre suas experiências, já em nossa cidade existem vários grupos de capoeira. Observaram também que a roupa deles permanece branca, a não ser caiam no chão, o que é imperdoável na capoeira. Pedi que desenhassem o único instrumento musical usado no jogo. Ficou combinado que alguém trouxesse o instrumento, caso tivesse em casa. Assim esperamos que, mais uma vez, a cultura que originariamente era negra faça parte da consciência de todos.