Relato de atividade em sala de aula

LER UM LIVRO É OBRIGAÇÃO?

Clandestina Felicidade
17/10/2008
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
42
Elisiana Weck



Despertar no aluno a importância e maravilha de ler
Permitir ao aluno conhecer e participar dos acontecimentos do mundo exterior
Resgatar no aluno o gosto pela leitura e fazer com que perceba que o SABER NÃO OCUPA LUGAR.

O trabalho teve início com a apresentação do filme: Clandestina Felicidade, com duração de 15 minutos. Após o filme, foram feitos os comentários sobre quem lê ou não; o que mais chama a atenção para ler um livro; qual o gênero literário; quando iniciou no mundo das leituras e através de quem; que filmes adaptados de livros conhecem, etc. Após estes relatos, passamos para a segunda fase: os alunos, em grupinhos de 5 alunos, escreveram uma peça em que o personagem conversava com um animal (à escolha do grupo). O motivo do diálogo, aliás, monólogo, era a falta de motivação para ir à aula. Cada grupo deu um desfecho à história encenado aos demais.

O dia tão esperado chegou: curtir na escola o filme: "Clandestina Felicidade". Muito suspense e ansiedade aliados ao prazer de assistir ao "filminho". Estes foram os sentimentos dos alunos das quintas séries A e B da EBM Dr. Amadeu da Luz. Os quinze minutos foram de encantos e fantasias. Os alunos incorporaram a menina Clarice, que amava ler contos e demais histórias. Após ao filme, em um grande círculo, falamos sobre quem gosta ou não de ler. Constatamos que os alunos que não gostam não possuem um motivo concreto, então concluímos que estes ainda necessitam ser instigados a lerem um bom conto, com maior ênfase. O gosto pela leitura existe dentro deles, mas ainda não achamos o modo certo para atingí-los. Percebeu-se que estes alunos ouviam os colegas relatarem o "curta" com um brilho no olhar. Muitos se assemelhava à Clarice, outros, à Rebeca. Obviamente as "Clarices" venceram! Muitas foram as opiniões dos alunos. Há os atraídos pelas gravuras, outros pelo colorido, pela capa, pelos autores, pela espécie e até pelas personagens. Muitos preferem assistir ao filme e depois ler o livro, pois dizem entender melhor a história. Verificou-se que os alunos, na maioria, conhecem muito sobre os livros que já foram adaptados e transformados em filmes. Entre os citados por eles, "Harry Potter", foi o mais lido e assistido. Comentou-se que ao lerem as aventuras de Harry Potter, transportam-se ao mundo do personagem. Percebeu-se que os leitores já possuem a sua opinião formada quanto à escolha do livro, mesmo tendo dez ou onze anos. Felizmente, chegou-se à conclusão de que esta "safra" de crianças aprecia a leitura e possui espírito crítico. Poderíamos ficar horas conversando sobre livros, que o assunto não terminaria. Combinou-se que nos próximos dias serão escolhidos trechos de histórias ou contos para serem representados em forma de teatro. Com certeza ninguém vai querer ficar de fora nesta viagem fantástica.