Analisar textos contemporâneos, procurando estabelecer conexão com a situação histórica;
Conhecer o período ditatorial brasileiro através de diversos gêneros textuais;
Desenvolver a expressão escrita ao exercitar a construção de textos (cartas literárias, textos narrativos, textos imagéticos);
Utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação como uma forma lúdica e diversificada de aprendizagem;
Compreender a música e a literatura como forma de resistência política;
Perceber a nova forma do fazer poético.
Refletir sobre a situação política, social, econômica e cultural do Brasil ontem e hoje.
Iniciei os estudos da IV unidade, fazendo algumas abordagens sobre a literatura contemporânea, especificamente, no período da ditadura militar. Fiz alguns questionamentos sobre este período, procurando saber dos alunos se os mesmos conheciam artistas que participaram desse momento político no Brasil. Citaram alguns nomes como Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, ou seja, os mais conhecidos dentro desse contexto. Perguntei se conheciam Henfil, mas, infelizmente, ninguém o conhecia. Tirei cópias da biografia do cartunista e fizemos a leitura. Assistimos o curta "Cartas da mãe", depois realizamos um debate contextualizando a situação social, política e cultural citada nas cartas com Brasil atual.Fizemos a leitura das duas cartas e da música de Chico Buarque, sugeridas neste site; além de ouviram a música de Chico e Francis Hime, "Meu caro amigo".Levei o endereço de dois sites e solicitei que fizessem uma pesquisa na internet sobre "Carta literária" e "Henfil". Solicitei que produzissem uma carta literária sobre uma situação-problema do Brasil atual. Foi escolhido um aluno de cada turma e este criou um blog onde as cartas foram postadas e comentadas por mim e pelos colegas. Realizamos uma oficina de redação na qual a turma pode trabalhar a progressão textual, utilizando o tema "A participação dos jovens no regime militar". Organizei uma atividade nas quatro turmas, cada uma ficou com um tema que retratasse as diversas formas de arte e comunicação na ditadura militar.Para cada turma foram criados sub-temas. Esses trabalhos estão sendo produzidos em mídia como um documentário ou textos imagéticos e serão socializados no auditório do colégio por todas as turmas envolvidas na atividade.
Quando apresentei aos alunos o nome do cartunista, para mim foi uma surpresa o desconhecimento total do mesmo, por isso a leitura da biografia de Henfil revelou nos alunos um interesse, mostrando-se admirados pela sua história de vida. O reforço a esta reação veio através do curta "Carta da mãe". Neste momento eles tiveram a opotunidade de conhecer algumas personalidades da cultura brasileira e o momento histórico no qual as cartas foram escritas. Acredito que foi por isso que o vídeo prendeu a atenção da turma, ocasionando um debate muito construtivo, possibilitando uma reflexão sobre o Brasil de ontem e de hoje. A oficina foi participativa, apesar de alguns alunos ainda ficam resistentes quando se trata de produção textual, no entanto a forma como essa atividade foi dinamizada favoreceu para uma construção coletiva do aprendizado.
É sabido que nossos alunos já estão na era digital.Hoje, a maioria dos jovens têm acesso a internet e as mídias de uma forma geral, e a criação do blog foi bem aceita, poucos alunos não gostaram da idéia. Portanto, a interação foi satisfatória; pois, além das cartas postadas, eles criaram outros textos e socializaram no ambiente. Ficavam ansiosos para que eu comentasse os textos e quando os comentavam sentiam-se felizes.Infelizmente, as mídias do documentário e textos imagéticos ainda estão sendo produzidos, porque a IV unidade aqui nas escolas públicas estaduais não terminou. Mas a movimentação para a produção está sendo intensa. Sugeri alguns sites para pesquisa, e eles estão surpresos com as informações que estão colhendo sobre os compositores, poetas, atores, o cinema, a televisão, o futebol etc. na época mais triste da história política do Brasil.