Relato de atividade em sala de aula

AS PROPAGANDAS

Visualizações |
Vote aqui
Meow!
27/10/2008
Matemática, Sociologia
Educação Infantil
38
Isolete Donato Hoeltgebaum
EBM DR AMADEU DA LUZ | SC | Pomerode | Municipal





Discutir o papel da propaganda e sua influência na vida das pessoas. Contribuir para uma visão integrada da realidade social onde se discuta o consumo e o papel da comunicação. Reconhecer e valorizar os números, utilizando a linguagem matemática. Identificar cédulas do nosso sistema monetário. Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão. Elaborar e responder perguntas, familiarizando-se com a leitura e a escrita por meio de manuseio de portadores de texto ainda que não seja de forma convencional. Expressar através de desenhos suas idéias.

Assistir apenas para conhecer o filme. Assistir novamente e ir fazendo perguntas sobre alguns pontos do filme (onde acontecia a historia, personagens,...). As próprias crianças queriam sempre rever o filme. "vamos assistir hoje o filme do gato, profe?" "nos queremos!! Descrever através do desenho o que se passava no filme. Expor os trabalhos, deixar que cada criança, do seu jeito explicasse o que desenhou e por que. Um dia sugeri a eles: "hoje vamos assistir o filme, mas dirigindo nosso olhar para descobrir porque o gato mudou de opinião". As crianças iam dando suas idéias e eu fui a escriba deles (cartaz exposto na sala). Neste momento algumas crianças falaram sobre a propaganda. Fiz questionamentos: porque a propaganda muda nossa idéia? Não compramos, comemos e tomamos as coisas porque gostamos? "nem sempre profe, às vezes compramos; porque passou na TV". Aproveitando o mês da criança, trouxe para sala panfletos de propagandas de brinquedos infantis. Cada criança recortou suas preferências e percebemos que a maioria quis brinquedos que passam na TV e propagandas. Depois de muitas conversas observando preços, algumas crianças declararam que nem sempre o que e mais caro e melhor, pode ser perigoso para saúde. Criamos um mini mercado na sala, com etiquetas de preços nos produtos. Confeccionamos cédulas de real, para as compras. Outro momento: podemos comprar tudo com dinheiro? Não!!! A amizade, carinho,... Não se compra no mercado.confeccionando um cartão de amizade para uma pessoa especial. Mas temos propagandas que falam sobre a amizade? Sim!!! Opiniões das crianças sobre a propaganda: "nem toda propaganda e falsa"; "as pessoas precisam ver a propaganda e depois pensar se e boa ou não";"não comprar só porque esta na propaganda."

Primeiro foi interessante trabalhar com este curta, porque as imagens por si só já nos colocava a par do seu conteúdo. As crianças amaram, porque as imagens eram claras e animadas. Percebi que algumas crianças olham a propaganda de uma nova forma. Apesar da pouca idade conseguiram filtrar para si o mais importante: "não podemos acreditar em tudo que vemos, nem comprar porque esta na moda. E para mim isto foi um grande passo. Valeu!! Até a próxima!!