Trabalhar valores X capitalismo.
Informar e sensibilizar os alunos das graves conseqüências que o excesso de consumo pode trazer.
Propiciar a tomada de conhecimento da manipulação e do impacto da mídia (TV), como "ferramenta" de persuasão do consumo exagerado.
Promover a reflexão sobre algumas artimanhas que a mídia utiliza para criar em torno de um produto uma realidade que o seu consumidor jamais poderá vivenciá-la.
Sensibilizar os alunos a selecionarem o que vêem na televisão. Discutir a televisão como um espaço de informação ou de formação de opinião.
Alertar os alunos, sobre a importância das cores, jogos e embalagens chamativas nos produtos de marketing que estimulam o consumismo.
Trabalhei com os alunos os dados: A Importância dos Sentidos (Goldman 1964), onde citava as porcentagens que cada sentido tem na interpretação de uma mensagem: Tato1,5% , Paladar1,5%, Olfato6%, Audição11%,Visão 80% (Fonte: Communication Biefings). O objetivo era mostrar para os alunos como a TV é uma "ferramenta" poderosa e eficaz, na formação de opinião.
Observar em casa, uma propaganda que estimule o consumismo. Citar a propaganda e justificar em que situação ela acontece.
Trabalhar em sala o texto: Marcas que Marcam (Sueli Ferreira de Oliveira).
Baseando-me no texto, solicitei que fizessem uma lista de produtos que costumam chamar pela marca e não pelo nome do produto. Feito o levantamento, sugeri que colocassem do lado o nome correto dos produtos.
Para a aula seguinte, dei como tarefa, trazer rótulos de produtos. Em sala, pedi para classificarem conforme o tipo do produto, ou seja, produtos de limpeza com produtos de limpeza, perfumes com perfume... Na seqüência pedi para observarem as cores dos rótulos. Então, comentei que é feito um estudo específico das cores, das formas dos produtos para que se tornem mais chamativos e atrativos para os consumidores. Ex: a cor vermelha é um estimulante de apetite, se refere a sobrevivência básica. As cores não são escolhidas aleatoriamente. Na aula seguinte propus que cada aluno fizesse um desenho buscando "vender" um produto, mas levando em consideração o estudo das cores.
Fizeram uma redação explicando, qual é o seu sonho de Consumo e porque escolheram determinado consumo.
Fiz um caça-palavras, depois solicitei que pesquisassem no dicionário o significado das mesmas. Ex: banalizar. Em seguida, que formassem frases utilizando estas palavras. Na sala de Informática, fizemos uma releitura do filme Meow, através de histórias em quadrinhos, usando diálogo. Cada aluno criou o seu próprio fim para a história, com a moral da história!
Abrimos os envelope com respostas para:o que você precisa para ser feliz.
Relatos por parte de alguns alunos durante a realização de nosso Projeto: "Professora, fui ao mercado um dia desses com minha mãe e observei que os produtos que as crianças gostam ficam nas prateleiras mais baixas do mercado e sempre perto do caixa só para os pais comprarem". "Ah! Agora entendo, porque os produtos infantis vêm sempre com relógio, pulseira e bolsinha! Só para as crianças pedirem para as mães comprarem!". "É verdade professora, tem muitas propagandas enganosas, lavo meu cabelo com o shampoo que passa na TV e meu cabelo não fica tão bonito igual ao dela!" "O perfume "AXE", o homem na TV passava este perfume e todas as mulheres do mundo correm atrás dele. Na vida real não é assim!" Moral da história de alguns alunos nas histórias em quadrinhos: "A mídia, principalmente a TV, infelizmente consegue fazer as pessoas mudarem de opinião quando ela quiser!" "Marca não é tudo!" "Seja diferente, não se deixe levar pela opinião dos outros!" Muitas vezes, fazemos as coisas, só porque que nos falaram que era certo!" O que alguns alunos precisam para serem felizes (atividade do envelope): "Ter uma casa na árvore e um computador, dinheiro, ser jogador de futebol famoso, playstation 2, ir ao Maracanã ver o jogo do Flamengo, ser artista...mas também tivemos surpresas boas como: ter saúde,valorizar meus pais, brincar, paz e amor e também várias respostas "nada-eu já sou feliz!" Fiz duas colunas: uma pontuando os alunos que valorizaram mais o lado material, na outra coluna, os relatos dos alunos que valorizavam mais o lado afetivo, espiritual...
Depois, instiguei-os à pensar: que lado é mais importante para vocês? Será que a verdadeira felicidade se compra? Enquanto professora, sinto-me feliz por fazer parte deste projeto, onde constantemente busquei sensibilizar meus alunos para estas e outras questões sociais. Isto sim é exercer a cidadania! Alunos informados não ficam a mercê da mídia e do consumismo inconseqüente, ou de qualquer outro tipo de manipulação.