Relato de atividade em sala de aula

RESENHA CRÍTICA:MÃE OU MADRASTA

Visualizações |
Vote aqui
Cartas da Mãe
16/10/2008
Língua Portuguesa
Ensino Médio
35
Valquíria A. Pezeiro Simiele
LUIZ ZACHARIAS DE LIMA DOUTOR | SP | Monte Alto | Estadual





Oficina de redação - criação de resenha crítica:
levar o aluno a conhecer as características do gênero resenha e identificá-las em jornais e revistas; elaborar uma resenha crítica sobre o documentário assistido, estimulando outros alunos a assistirem ao filme; escolher determinado posicionamento enunciativo que seja adequado à situação de comunicação em questão; expressar sua opinião sobre o curta-metragem; fornecer informações essências sobre o filme (resumo, ano, direção etc.); fazer uma avaliação geral do documentário; ampliar o conhecimento de mundo do aluno, através do contato com o momento político da época, contextualizado nas crônicas (cartas) e depoimentos apresentados em
" Cartas da Mãe".

1º) Apreciação da música O Bêbado e a Equilibrista; 2º )Conhecendo Henfil: pesquisa biográfica; conhecendo o momento político da época; vídeo de apoio sobre a volta dos exilados políticos em 1979 ( YOUTUBE - Elis Regina em Queridos amigos - O Bêbado e a Equilibrista); conhecendo a categoria filme de curta-metragem; 3º) Exibição do documentário; 4º) Leitura e comentários das doze crônicas que sustentam o documentário; 5º) Reconhecimento dos Níveis de Linguagem presentes nas cartas (linguagem formal e informal); 6º) Revisão dos Tipos de Comunicação (verbal, não-verbal e mista) dentro do Gênero Cartum; 7º) Aula expositiva sobre o Gênero Resenha ( estrutura e características); 8º) Atividades de reconhecimento de resenhas críticas em jornais e revistas (verificação do uso do tempo presente e da utilização da 3ª pessoa do singular e da voz passiva como marcas de impessoalidade); 9º) Reapresentação do curta-metragem; 10º) criação de resenhas para divulgação do documentário "Cartas da Mãe" dentro da escola;11º as melhores resenhas foram colocadas no mural a escola.

"Que sonha com a volta do irmão do Henfil / com tanta gente que partiu num rabo de foguete" - esses foram os versos que coloquei na lousa, assim que entrei na sala de aula, para começar mais uma oficina de redação. Fiquei esperando alguma reação dos alunos; fez-se um silêncio profundo, que, logo foi quebrado com a execução da música "O Bêbado e a Equilibrista". Alguns alunos cantarolaram pedaços da música, mas confessaram não entendê-los. Dividi a classe em três grupos e propus que escolhessem um dos três temas para pesquisa:ditatura militar no Brasil, biografia do Henfil e filmes de curta metragem. Planejei uma aula, na sala de informática, para apresentação das pesquisas e exibição de um vídeo de apoio sobre a volta dos exilados políticos (Youtube). Só depois dos trabalhos apresentados e comentados, o documentário "Cartas da Mãe" foi exibido para a classe . Lemos as cópias das cartas apresentadas no documentário. Os alunos analisaram o nível de linguagem empregado pelo jornalista e as marcas de oralidade nas cartas; pedi que reescrevessem algumas dessas passagens em linguagem formal.Analisamos o Gênero "Cartoom" e revisamos conceitos sobre Tipos de Comunicação. Trabalhei o gênero Resenha Crítica com atividades de reconhecimento do gênero em jornais e revistas; pedi aos alunos que analisassem algumas resenhas críticas sobre filmes, livros, exposições ou shows e percebessem o poder de influência que elas exercem sobre a escolha do leitor,ou seja, que eles compreendessem que o sucesso ou insucesso de uma obra está na opinião de quem as escreve. Desenvolvidas todas as atividades, propus para essa oficina de redação a reapresentação do curta-metragem e, posteriormente, a elaboração de uma resenha crítica divulgando o documentário "Cartas da Mãe" para toda comunidade escolar. As melhores resenhas foram expostas no mural da escola, juntamente com alguns cartuns, em homenagem aos 20 anos da morte do Henfil.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação