Relato de atividade em sala de aula

LIXO NOSSO DE CADA DIA

Ilha das Flores
23/10/2008
Língua Portuguesa, Matemática
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
32
MARIA ROSILENE DE MORAES ROSA



Levar os alunos a se preocuparem com as condições do meio ambiente. Proporcionar aos alunos meios de estudo sobre o lixo e seu destino. Usar o teatro e a música como meios para que incentivar os estudos.
Alertar os alunos sobre a necessidade da coleta e seleção do lixo.

Trabalhar uma paródia; assistir ao filme ; debater com os alunos ; preparar uma pequena peça; produzir texto.

Os resultados não poderiam ter sido melhores. O projeto que era para ser trabalhado em apenas uma turma teve adesão da escola toda! Agora temos lixeiras espalhadas por toda escola e o lixo é acondicionado de forma seletiva. Os alunos também levaram para casa a idéia de selecionar o lixo. O projeto deveria ser executado em apenas um dia, mas se estendeu por quase uma semana e os alunos se envolveram de tal forma que agora querem trabalhar outros projetos. Foi trabalhado uma paródia sobre o lixo com a música cavalgada, de Roberto Carlos para divulgar o projeto e incentivar os alunos para a execução. Assistiram ao filme na internet na sala de informática e lá mesmo fizeram pesquisa sobre o lixo. Houve um debate com os alunos sobre como encontrar meios de ajudar o meio ambiente com a coleta do lixo e seu destino. Os alunos apresentaram no pátio uma peça teatral com o tema, com figurino e tudo que tinham direito! Também produziram uma carta que enviaram para o prefeito da cidade pedindo que tome providências quanto ao lixo da cidade.