Relato de atividade em sala de aula

XEQUE-MATE NAS PRÁTICAS DE "BULLYING" DAS 5ª SÉRIES DO ISOLDA SCHMID

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
06/10/2008
Biologia, História, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
97
Jaqueline Kugler Tibucheski
ISOLDA SCHMID C E EF M | PR | Curitiba | Estadual





Colocar em xeque as práticas de "bullying": qualquer afirmação e atitude negativa que ocorre no ambiente escolar como o racismo, o preconceito racial; perceber as oportunidades perdidas e muitas outras situações a que o filme aborda, como também o próprio aprendizado do xadrez, pois como os alunos estão em processo de alfabetização enxadrística, a análise do filme já é uma demonstração do jogo/esporte como ferramenta multidisciplinar, construindo na prática a mudança de atitude que contribui para o exercício da cidadania dos nossos educandos.

1, Assistir o filme e levantar os pontos que chamaram mais a atenção, construindo uma lista no quadro-negro. 2. Uma pesquisa na biblioteca: a Declaração dos Direitos Humanos; 3. A leitura do ECA em sala. 4. Observar no recreio o comportamento dos alunos e anotar as atitudes erradas e dizer quais seriam as certas levando em consideração o Regulamento Interno da Escola. 5. Discutir o que é bullying e como propor a cultura da paz no ambiente escolar. 6. Construir o código de honra dos alunos baseado na Lei de Amuhannad. 7. Brincar de teatro: em pequenos grupos a partir das observações, das pesquisas e do filme, criar pequenos quadros, buscando passar uma mensagem positiva para alunos. 8. Filmar, editar as apresentações e disponibilizar um blog dentro do site da escola complementando o regimento escolar.

Os alto índices de ocorrências de ordem disciplinar em sala de aula vem beirando ao caos, muitas vezes desestruturando as condições de trabalho e desmotivando os professores, pois a falta de limites dos alunos nos deixam refens da situação. Com a chegada do filme vi uma oportunidade de lançar um projeto em que se busca a humanização e recuperação dos valores dos alunos, trazendo questões tão debatidas mas que parecem não surtir efeito, como o respeito as diferenças, seja de cor, seja de condição social ou qualquer outra; a oportunidade de se colocar em prática a tolerância, o enfrentamento de forças, o sonho de construir uma sociedade mais perfeita, mais humana. E de quebra, fechar o conteúdo básico enxadrístico, o qual a minha disciplina contempla. O filme causa impacto e repulsa de imediato, já na análise deste surgiram discussões fervorosas sobre a maneira de encarar as diferenças e de como o negro quer ser tratado. Bom mesmo seria se não houvessem estas diferenças, mas se existem caminhos, as atividades demonstraram ser através do diálogo, do respeito, aproveitando dos momentos e a amizade que existe entre os alunos. A metodologia do teatro veio fortalecer as trocas, pois a dramatização tornou o entendimento, a crítica e a percepção da necessidade de mudanças de atitudes imediata, ou seja a construção do conhecimento foi eficaz. A disponibilidade dos pequenos filmes fará com que os alunos criem interesse em conhecer novos trabalhos, buscando mais filmes na internet. A criação do blog na página da escola deverá elevar o número de visitantes, criando a expectativa de ver o seu trabalho publicado, isso faz com que os alunos tenham visibilidade, aumentando a sua auto-estima, sentindo-se parte da comunidade e responsável pela mesma.