Relato de atividade em sala de aula

CIDADANIA: UM DIREITO DE TODOS.

04/11/2008
Língua Portuguesa
Ensino Médio
22
Adailto Oliveira da silva



Discutir, a partir da história do curta: "A pessoa é para o que nasce" , questões que envolvam a discriminação e a inclusão social de pessoas portadoras de necessidade especiais, o mercado de trabalho para esse grupo, o preconceito, a atitude de cada aluno em relação aos portadores de deficiências. Pesquisar ações que fazemos no nosso dia-a-dia e que são discriminatórias e aquelas que são inclusivas, desenvolver a criatividade, a expressão escrita o trabalho colaborativo e diversificar a aprendizagem através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

O trabalho envolvendo o filme A pessoa é para o que nasce foi realizado na 1ª série do Ensino Médio, na disciplina de Arte. Para dar início ao trabalho, levei para a sala de aula o texto Portadores de deficiência e a inclusão social e realizamos as seguintes etapas: A pré-leitura que foi desenvolvida junto aos alunos, antes da leitura propriamente dita, explorando pedagogicamente o conhecimento de mundo dos alunos sobre a inclusão social das pessoas com deficiências para que eles pudessem estabelecer relação entre o conteúdo do texto a ser lido e a sua vivência, com vista a ampliar a compreensão da temática a ser desenvolvida. Em seguida realizamos o processo de leitura com o desenvolvimento das habilidades de leitura envolvendo as etapas: a compreensão do título, a identificação do tema, o estudo detalhado de cada parágrafo e sua progressão temática. Após a discussão do texto, os alunos realizaram uma produção textual abrangendo os pontos discutidos no texto. Na aula seguinte os alunos foram para o laboratório de informática e pesquisaram sobre os seguintes temas: Inclusão social e Escola inclusiva. Após a pesquisa em grupo, os alunos fizeram a socialização dos temas em forma de seminário. Realizamos a dinâmica das peças de roupa. Reunimos as roupas em um local da sala. Colocamos a venda em um dos alunos e pedimos que ele tentasse vestir-se por cima da roupa. Após a realização da tarefa o grupo socializou para a classe como foi participar da situação. O que facilitou ou dificultou a execução da tarefa. O próximo passo foi a Apresentação do filme "A pessoa é para o que nasce", seguida da socialização, divisão de grupos para apresentação de pesquisas sobre direitos e deveres dos deficientes e apresentação de novas histórias sobre as dificuldades dos deficientes da comunidade local.

Os alunos se envolveram bastante com as atividades relacionadas ao tema trabalhado, demonstrando interesse e dedicação ao realizar todas as etapas da metodologia proposta fazendo pesquisa, participando ativamente das dinâmicas em grupo, relatando suas experiências, debatendo o assunto de forma que houve muitos momentos emocionantes e divertidos. Foi um trabalho proveitoso que gerou nos alunos mais sensibilidade e conscientização em relação aos direitos e deveres dos portadores de necessidades especiais e o papel de cada cidadão para que a lei seja cumprida.