Relato de atividade em sala de aula

PRODUÇÃO DE CURTA

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
31/10/2008
Geografia, História, Língua Portuguesa
Ensino Médio
28
Marileia Soares dos Santos
CE ALMIRANTE TAMANDARE | RJ | São Pedro da Aldeia | Estadual





A exibição do curta teve como objetivo trabalhar o conceito, a estrutura e o tempo de um curta metragem para propiciar uma produção pela própria turma.

Exibição do curta. Debate entre os alunos envolvendo o conteúdo exibido, a utilização de um curta, bem como a sua estrutura e o tempo de duração que caracteriza um curta. Levantamento do tema a ser abordado na produção. Criação do roteiro. Organização dos diálogos, os cenários, o figurino, a sonoplastia e os locais para as cenas.Filmagens. Edição.

Após a exibição, sugeri a possibilidade de produção de um curta. Os alunos não levaram a sério. Não imaginavam a idéia. A turma era bastante indisciplinada e fazia algazarras durante a aula. Até que um dia, em um comentário entre eles sobre o uso de drogas e suas conseqüências, mas num clima de risos, resolvi me aproximar e explorar melhor o tema, fazendo questionamentos sobre o assunto. Iniciamos o roteiro. Ao término da aula, pedi que procurassem pensar em casa e escrever o restante do roteiro. No dia seguinte fui surpreendida em casa, já que moro perto do colégio e não era o meu dia de aula, por um aluno que se julgava ser o pior da turma, com quase todo o roteiro escrito em 4 folhas frente e verso. Ele não gostava de escrever e sempre que precisava questionava a quantidade de linhas a serem escritas. Na aula seguinte, finalizamos o roteiro. A partir daí, tudo fluiu. A turma ficou mais unida e comprometida. Iniciamos as gravações e, detalhe, não tínhamos estrutura e sequer uma filmadora. Envolvemos os amigos e a família. Conseguimos os instrumentos.Trabalhávamos fora do horário de aula, aos sábados e com o melhor humor. As gravações eram divertidíssimas e tratadas com seriedade. Chegou o momento da edição. Onde? Quem? A solução seria pagar para alguém fazer. Mas queríamos construir juntos, aprender a fazer fazendo, dando opiniões, criando alternativas, buscando soluções. Comentando com a coordenadora pedagógica, ex OT, já que a sala de informática do colégio estava temporariamente desativada, surgiu a idéia de buscar a parceria do NTE. A professora Eliane deste núcleo, comprometida com a arte de educar, não mediu esforços e então, começamos a edição. Foi genial. Horas desgastantes de total dedicação do grupo, frente ao computador, permitiu que , no dia previsto para a culminância, apresentássemos o curta . Foi um sucesso! Aplaudidos de pé, lá estavam os "alunos indisciplinados", fazendo, através do curta, um alerta para o uso de drogas.