Relato de atividade em sala de aula

A INCLUSÃO COMEÇA PELO RESPEITO

Visualizações |
Vote aqui
15/01/2009
Língua Portuguesa
Ensino Médio
150
Cremilda Lustosa Almeida
CEM FELIX CAMOA I | TO | Porto Nacional | Estadual





Nosso objetivo é fazer com que nossos alunos conheçam a importância da arte em nossas vidas; compreendam que por trás da arte existe todo um contexto histórico que marcam a história da humanidade ou de uma sociedade.
Que saibam analisar a importância de incluir pessoas com problemas especiais em nosso meio, não olhando essas com pena, mas sim como seres humanos capazes de desenvolver também algo tipo atividade que contribua para o desenvolvimento da sociedade.

Trabalhei nas 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio Noturno, o vídeo A pessoa é para o que nasce. Iniciamos o trabalho com a discussão do texto Portadores de deficiência e a inclusão social." Assistimos ao filme a pessoa é para o que nasce", pesquisamos sobre a inclusão social de pessoas com todo tipo de deficiência assim como também pessoas que se sentem excluídas dentro da nossa sociedade, como negros, idosos e pessoas pobres. Fizemos algumas apresentações teatrais e os alunos buscaram histórias dentro da própria família para serem discutidas na sala de aula. A metodologia desse trabalho foi trabalhada em grupo com apresentações na sala de aula. Os alunos desenvolveram o tema com apresentações de teatro utilizando instrumentos usados por deficientes físicos como muletas e cadeiras de roda. O objetivo foi mostrar as dificuldades encontradas por quem precisa se locomover pels ruas e estabelecimentos, por falta de acesso apropriado muitos deixam de exercer o seu direito de ir e vir.

O resultado desse trabalho foi um grande envolvimento dos alunos na discussão da temática: Inclusão social. Os alunos desenvolveram suas habilidades de representar papéis desempenhados por pessoas na sociedade e também tiveram a oportunidade de conhecer os direitos de cidadão que muitas vezes são desrespeitados e ignorados pela população. Os alunos tiveram também a oportunidade de analisar minuciosamente o conceito de coletividade e solidariedade.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação