Relato de atividade em sala de aula

PRECONCEITO: RELATOS DE PRECONCEITO VIVENCIADOS PELOS ALUNOS

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
19/12/2009
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
35
Adenir Domingos da Silva
EE DR ERMIRIO LEAL GARCIA | MS | Paranaíba | Estadual





1) Mostrar aos alunos como o preconceito e discriminação racial ainda está incutido em nossa sociedade. 2) Sensibilizar o aluno para que perceba de imediato se ele está ou não sendo vitima de preconceito ou discriminação 3) Identificar as varias formas de preconceito e discriminação que a sociedade escamoteia.

Debates. Navegar nos hiperlinks do texto e aprofundar no conhecimento. Produzir um texto próprio sobre preconceito e discriminação e Ilustrar. Pedir que os alunos relatem situações em que já tenham vivenciado algum tipo de preconceito em relação a si mesmo ou a outras pessos. Focar sobre a situação do negro e as condições em que foram inseridos no Brasil Propor que os alunos durante uma semana, façam registro de apariçoes de negros na televisão em qualquer programa ou propaganda, sendo que o registro deve conter o nome do programa/propaganda, horário e uma descrição da situação do negro apresentada. Em grupos pedir que tabulem a freqüência das aparições e que o grupo redija uma síntese do que concluiu. Gravação de depoimentos de situaçoes vividas por eles.

Ao planejar as aulas, pensei em passar um filme o qual chamaria atenção dos mesmos e que não os despersassem, porém antes de leva-los para a sala de tecnologia conversei com eles expliquei cada objetivo do trabalho até chegar no colhimento dos depoimnetos, isto é quem quisesse participar, assim sendo eles conectaram no site e acessaram o filme,durante o filme foi claro e notório as diversas reações dos alunos de indignação com os comentários maldosos que a patroa fazia em relação a empregada, mas ao final perceberam o porque ela fazia aquilo e que a empregada conseguiu tocar o coração da patroa de forma simples sem brigas,mostrando seu valor e que ela era capaz de aprender a jogar e lutar pelas suas conquistas de igual por igual.Após debate e as e o desenvolvimento das atividades propostas, eu enquanto professor colhi os depoimentos dos alunos e fizemos então um video deles, somente aqueles que vivenciaram situações de preconceito ou discriminação. Após a realização do mesmo todos os alunos da sala assistiram, abrindo para o debate alguns alunos que viviam colocando apelido e destratando os colegas não tinham noção que aquilo que faziam era caracterizado preconceito, foi o momento de sensibiliza-lo de que não era correto e que ele tinha mudar sua postura em relação ao tratamento e convivio com os colegas.