Valorização de todos os grupos étnicos raciais.
Valorização pessoal,
Iniciação ao jogo do xadrez.
Com este projeto aprende-se: valorizar a vida através da arte e do jogo. Proporcionar momentos de reflexões de autoconhecimento que incentivem e valorizem a história de vida de cada aluno com possibilidades e perspectiva de um futuro promissor.
Aprimorar o potencial criador dos alunos; oportunizar condições para que os alunos vivenciem a observação, a auto-expressão, a sensibilidade artística, a criatividade, a imaginação, a auto-avaliação; estimular o desenvolvimento integral do educando nos aspectos intelectual, emocional, social, físico e psicológico.
1ª AULA:
Abordagem: Os alunos estarão vendo o curta-metragem O Xadrez das Cores e será feito um debate sob o tema:
Como eu estou me vendo hoje?
Estou valorizando minha vida como ser humano inteligente e capaz que sou?
2ª AULA:
Será apresentado o quadro de Tarsila do Amaral "Operários", onde os alunos estarão desenhando suas caricaturas em tamanho pré estipulado pelo professor. Cada caricatura terá uma coroa na cabeça (para demonstrar que cada um pode transformar no que desejar durante a sua vida)
A professora estará produzindo um fundo para a exposição, no mural do pátio da escola, que será o de um ambiente escolar (substituirá a fábrica no quadro de Tarsila do Amaral).
A exposição destas obras finalizando com as caricaturas dos alunos será feita em horário extra aula.
3ª AULA:
Em uma aula de conversação, o professor fará uma descrição sobre o jogo do xadrez, dando ênfase a sua história.
4ª AULA:
Os alunos, utilizando a sala informatizada, farão uma pesquisa sobre as Regras do Xadrez e discutirão a utilização destas regras.
5ª AULA:
Será realizada uma partida de xadrez humano no pátio da escola. Será montado um grande tabuleiro no piso do pátio, os alunos estarão identificados como peças do xadrez através de cartolinas fixadas em seu tórax.
Ao iniciar o filme, os alunos ficaram muito atentos. Houve risos cada vez que surgia alguma fala sobre o racismo. Nos primeiros 5 minutos do filme um dos alunos comentou indignado: "Velha chata!", outro aluno, No momento em que a patroa compara o peão à empregada doméstica, dizendo: "Peão é como empregada doméstica, não vale nada!", outro aluno solta um desabafo com muita sinceridade: "Ô bicho ruim!". Um grupo de alunos, bons jogadores de futebol, estava indignado com a atitude da patroa. No decorrer do filme os alunos vão se alegrando com as descobertas de Cida (empregada) e quando ela descobre que o peão pode transformar-se em rainha se chegar do outro lado do tabuleiro, os alunos vão ficando mais felizes, mas o auge da alegria foi quando a empregada Cida dá o xeque-mate na patroa, os alunos riem numa grande explosão eufórica.
Muito interessante destacar foi o caso de uma aluna que chorou durante a exibição do filme.
Ao término do curta-metragem, os alunos aplaudiram muito.
O relatório todo pode ser visualizado aqui: http://docs.google.com/Doc?docid=0ASKbPyXdFiwhZGZiM3oyMjhfNjZmcG54cXhjMg&hl=pt_BR
Pontos positivos:
Avaliação dos alunos: Aprendemos que não vale a pena desfazer-se das pessoas; Quem não sabia nada sobre o jogo do xadrez, hoje já conhece.
Avaliação dos professores: As duplas relacionaram-se muito bem; não houve disputa do computador mas sim uma grande colaboração entre os colegas; Houve aprendizagem não prevista, como: sites que os alunos buscaram despertando interesse dos demais colegas nesta descoberta; Houve também criações muito boas dos alunos no que se refere a produção das fotos; O ritmo da atividade foi bem direcionada respeitando os limites dos alunos. As fotos do projeto encontra-se no blog da escola: http://gertrudesbentacosta.blogspot.com/2009/06/projeto-o-xadrez-das-cores.html