Relato de atividade em sala de aula

CONSCIÊNCIA NEGRA

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
02/12/2009
Ciências
Educação de Jovens e Adultos
15
IVONE DE ALMEIDA DIAS
SAO FRANCISCO DE ASSIS E M EI EF | PR | Fazenda Rio Grande | Municipal





compreender que a diversidade cultural e étnica brasileira é a soma das características de muitos povos que compõem nossa nação.
identificar no filme " Xadrez das Cores" a necessidade das trocas e companheirismo humano independente da cor ou raça.
estabelecer regras de respeito e valorização humana.reconhecendo-se como pessoa com característica e valor de saberes
individual e coletivo que proporcionam a diversidade cultural brasileira.

Após conversa sobre o dia da consciência negra e a diversidade cultural brasileira, e os povos que formam a nação brasileira realizaram atividades de produção com o tema " preconceito racial" onde os alunos terão que realizar um texto dissertativo de experiências próprias sobre a questão.Após produção e leitura dos textos fizemos levantamentos dos alunos(as) que passaram por algum tipo de discriminação,relatados em gráfico de porcentagem da turma. Na sequência assistimos ao filme xadrez das cores, realizou-se questionamentos sobre o filme as questões racial entendida no jogo de xadrez.visto que as peças branas e negras não teriam sentido sem o outro... assim como o simples peão pode virar o jogo tornando-se uma peça importante após ultrapassar as barreiras chegando ao lado oposto da última fila a qual o torna rainha (peça fundamental do jogo), podemos também vencer o preconceito mostrando o quanto somos vencedores ou capazes.Por decisão própria eles confeccionaram um grande mural com recados otimistas dos povos que compoem a cultura brasileira e sobre o fracasso de quem é preconceituoso ou racista. o mural foi feito com cartolinas presas no isopor, havia desenho de mãos negras e brancas unidas com frases..."a união da valorização humana não tem cor" . somos um ´so povo uma só etnia", de mãos dadas vencendo o preconceito"... todas as frases feitas pelos alunos foram bem aceitas na escola.também trabalhou-se a geografia do continente africano sua localização em referencia ao Brasil. As danças africanas, o porquê da cor negra conceitos sobre melanina (ciências).Em História estudamos a diversidade cultural e a chegada dos africanos no Brasil.na matemática exploramos o gráfico de porcentagem dos Afro-Brasileiro. atuando de maneira interdisciplinar abrangendo todas as disciplinas:

danças e contos africanos partindo dos próprios educandos. elevação da auto-estima dos mesmo. mudanças e habitos na rotina escolar. participação e interação na atividades. dinâmicas de jogos como o xadrez e mancala (jogo africano)maior interesse por literatura das culturas e de outros povos etc...