Relato de atividade em sala de aula

O XADREZ DAS CORES

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
09/01/2010
História, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
25
Célia Batista Trento
EE CARLOS IRIGARAY FILHO | MT | Alto Taquari | Estadual





OBJETIVOS: -Sensibilizar as crianças, acerca das diferenças que compõem as diferentes etnias, utilizando como referência o filme: Xadrez das cores; -Reconhecer atitudes e palavras utilizadas por nós que propagam preconceitos raciais, levando a discriminação; -Repensar estas atitudes e palavras, favorecendo a conscientização de que através delas construímos a realidade e a identidade de um povo; -Trabalhar a vivência de atitudes de união e solidariedade no grupo, com políticas afirmativas em relação aos negros.

,Pesquisas e leitura de poesias sobre tema, ,trabalhando com a música:Preta (Com Seu Jorge) de Daniela mercury,Leitura e ilustração do texto:Menina Bonita do Laço de Fita, Pintura de um desenho contendo várias raças,Trabalhando com as diferenças das frutas(após foi feito uma salada de frutas na sala de aula),Video:Teste de preconceito em crianças no youtub e um sobre tdos os preconceitos(youtub). Pesquisa e leitura de poesias sobre o tema.Pesquisamos a história dos negros no Brasil.Alguns alunos relataram histórias vividas por eles ou familiares ou vizinhos que sofreram agum tipo de preconceito. Sobre o Filme:interpretaÇao oral e escrita,debate entre alunos e professor,Dramatizaçaão do Filme para outras salas de aula,Confecção de dois bonecos:branco e negro.Convidamos uma senhora da sociedade que tem uma empregada negra e as crianças fizeram uma entrevista com elas p saber como era o relacionamento entre patroa e empregada.Produziram um texto com o relato das duas.Vários professores foram convidados para assistir esse filme e foi trabalhado em várias turmas.È sensacional! Trabalho realizado em um mês.

RELATÓRIO Levamos os alunos à Sala de Vídeo para assistirem ao filme : O XADREZ DAS CORES. Em seguida, voltamos para sala e fizemos vários comentários sobre o filme. Após comentarmos sobre o filme, ouvimos a opinião dos alunos sobre o mesmo, os quais relataram que observaram a discriminação explícita no texto, principalmente quando a patroa tratava mal a empregada, devido sua cor (negra). Lemos também um texto de Conscientização sobre o dia da consciência negra e aplicamos atividades complementares sobre o tema. Ouve grande interesse e participação dos alunos, os quais também observaram o uso de armas e violência entre crianças e adolescentes que são usadas pelo tráfico. É importante ressaltar que os alunos observaram a tamanha dedicação com que a empregada negra tratava sua patroa, mesmo não sendo recíproco o tratamento dispensado a ela.