Relato de atividade em sala de aula

SER OU NÃO SER HUMANO

Ilha das Flores
18/12/2009
Ensino Fundamental - Anos Finais
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maria de lourdes aiello



Analisar, identificar e divulgar a importância de se consumir com consciência. Propiciar um aprendizado útil à vida e ao trabalho, no qual as informações e os conhecimentos transmitidos se transformem em instrumento de compreensão, interpretação, julgamento, mudança e previsão da realidade. Conduzindo assim, nossos alunos a um consumo cada vez mais consciente, e principalmente, refletir sobre os recursos naturais do planeta e ajudar na formação de um novo modo de vida com menos impacto à nossa e às futuras gerações.

Estratégias/procedimentos 1ª Etapa: Apresentar diversos textos informativos e de alerta sobre o problema do acúmulo de lixo. Em seguida questionar a turma em relação ao município, o que conhecem sobre a coleta de lixo da cidade e o destino do mesmo, promovendo um debate. 2ª Etapa: Divisão em grupos para pesquisas na Internet com anotações no caderno dos seguintes temas: a) como é realizada a coleta de lixo nas grandes cidades; b) a importância do consumo consciente; c) ações simples que podem ajudar a reduzir o consumo inconsciente; d) aterro sanitário; e) a importância da coleta seletiva. 3ª Etapa: Assistir ao vídeo "Ilhas das Flores" no laboratório da escola, debater e solicitar que apresentem a opinião de cada um sobre o que assistiram; 4ª Etapa: Visita ao "lixão" do município. Elaboração de Relatório sobre as observações feitas no decorrer da visita. 5ª Etapa: Discussão em sala sobre a visita feita ao local onde é depositado o lixo recolhido no município, apresentação e dicussão dos relatos para posterior elaboração de painel informativo contendo dados e fotos. 6ª Etapa: Formação dos mesmos grupos da etapa 1, para a elaboração das listas de acordo com os temas pesquisados na Internet, fazendo a escolha das principais informações que deverão ser apresentadas nos cartazes. 7ª Etapa: Revisão das ideias sugeridas para as devidas adequações. Apresentação das discussões dos grupos para toda a turma, confecção dos cartazes para posterior apresentação do trabalho à comunidade escolar. 8ª Etapa: Preparação dos murais no pátio da escola, anexando o painel com os resultados das pesquisas e fotos, os cartazes e convite feito a todas as turmas para a apresentação do projeto. 10ª Etapa: Apresentação para toda a escola dos trabalhos realizados.

O projeto, "O lixo da nossa cidade", acabou envolvendo, além da Ciências, as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Educação Física. Observamos que era possível envolver todas as disciplinas acima para que as ações fossem desenvolvidas com maior qualidade e objetividade. Construímos e promovemos conhecimentos e conscientizamos os alunos harmonizando os conteúdos e as atitudes, selecionando os assuntos e focando objetivos propostos com muito planejamento e compromisso. Ao escolher o tema definido no currículo passamos a envolver e desenvolver as dimensões socioafetivas, os valores e saberes importantes aos alunos, família e comunidade. Elaboramos atividades que envolvessem as mídias e tecnologias disponíveis na escola e que despertassem o interesse dos alunos, e que pudessem também integrar-se ao conteúdo proposto de forma harmônica. Essas tecnologias - câmera digital e computadores conectados - atenderam ao propósito de complementar as pesquisas e de registrar as ações do projeto para posterior publicação. Foi nesse momento que escolhemos o curta "Ilha das Flores", emocionante e inteligente curta, que deixou a turma motivada e ligadíssima nas cenas vistas. O curta colaborou muito com as discussões propostas, além de primeiro anestesiá-los no que assistiam e por fim jocá-los com as cenas finais. Acreditamos que as emoções ficaram a "flor da pele", o que dispertou maior interesse de todos. Enfim, tentamos colocar em prática a capacidade de investigação, de comunicação, de trabalho em grupo, de respeito ao ambiente e de participação solidária no aprendizado coletivo de nossa turma e da escola.