Relato de atividade em sala de aula

NOSSO MUNDO, MINHA CASA

Ilha das Flores
06/01/2010
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
50
flora sumie takamori



O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola municipal de Guarulhos Felício Marcondes no ano de 2009 foi permeado pela Qualidade de vida, a partir do PPP foi elaborado o projeto Nosso mundo, minha casa, em que objetivava a importância da qualidade de vida como objetivo geral. Quanto ao objetivo específico era criar condições para que as crianças se identificassem como sujeito ativo na relação com o mundo que vivemos. A partir desses objetivos utilizamos o filme com destaque principal sobre o desperdício dos alimentos demonstrando que muitas ilhas da flores existem, mesmo em São Paulo, enfatizamos o local que se deposita os ¨lixos¨, e que muitas pessoas são tratadas sem humanidade alguma.

O filme como fruição de um trabalho que vinha ocorrendo no projeto Nosso mundo, minha casa. Foi utilizado em atividades como: roda de conversa para permitir que as crianças pudessem expressar seus sentimentos relativo ao que tinha assistido no filme, e abrir momentos de "discussão" sobre os assuntos tratados, como por exemplo, a sequência de uma cadeia alimentar e de produção; pedimos que as crianças registrassem o que chamou mais atenção delas; simulação de coleta seletiva de diversos materiais, separando conforme o tipo de material; discussão sobre o desperdício de alimentos na hora do almoço e construção de brinquedos a partir de material reciclável com a família.

Os resultados relativos a oportunidade de assistir o filme, considerando a faixa etária de de 5 e 6 anos, suscintou nas crianças a consciência do desperdício que elas cometiam durante o almoço, diminuindo este desperdício em 80%, a importância de separar os materiais e seu impacto no meio ambiente, a noção de cadeia alimentar e produção e acima de tudo que tem muita gente que não tem o que comer e elas desperdiçam muito, além da ludicidade das crianças em produzir brinquedos com os pais.