Analisar os meios de comunicação quanto a promoção por meio de propagandas à indução da compra e consumo de produtos com baixo valor nutricional e alto valor energético, prejudicial principalmente às crianças em fase de desenvolvimento; Compreender aspectos culturais, sociais, antropológicos, econômicos e biológicos da alimentação humana; Identificar os alimentos como fonte de energia e materiais para crescimento e manutenção do corpo saudável valorizando a máxima utilização dos recursos disponíveis na reorientação dos hábitos de alimentação; Reconhecer alimentos in natura e industrializados e entender a importância do cuidado no armazenamento e higiene dos alimentos para promover saúde; Introduzir noções de cidadania,quanto ao consumo de produtos alimentícios.
Observação de uma feira previamente organizada contenta alimentos in natura, industrializados e beneficiados, promovendo a análise: O que observam? Qual diferença? São iguais? Por quê? Onde são produzidos? Já consumiu algum? Qual sua importância?; Por meio de fantoche de "homem das cavernas" situar os aspectos culturais, sociais, antropológicos, econômicos e biológicos da alimentação humana; Visita ao supermercado enfatizando a observação da organização, acondicionamento, embalagens, valor nutricional e validade dos produtos alimentícios; Realização de experiência com abertura de quatro embalagens de marcas diferentes de extrato de tomate para que os alunos observassem no decorrer dos dias as modificações bem como análise de qual marca diante do observado é melhor para consumo; Organização de dois grupos para construção de cartaz classificando produtos in natura e industrializados por meio de recortes; Exposição prévia dos alunos sobre o documentário; provocação dos alunos a articulação de conhecimentos adquiridos com o documentário para além da ilustração do filme; Assistir o filme Meow; Diálogo e reflexão sobre os meios de comunicação para o consumo de produtos industrializados com valor nutricional inadequado para a faixa etário prejudicando o desenvolvimento saudável das crianças; Reflexão e análise dos hábitos alimentares dos alunos e orientação para alimentação e consumo consciente de modo a promover o desenvolvimento saudável.
Os alunos participaram ativamente nos encaminhamentos da Disciplina e observou-se uma mudança de hábitos alimentares na sua rotina; alunos que levavam lanches industrializados optaram por não consumir, demonstrando uma reflexão acerca da alimentação provocada a partir das discussões. A alimentação para os seres humanos ultrapassa as necessidades biológicas; alimentar-se está relacionado a valores sociais, culturais, afetivos e sensoriais. Quando o assunto é alimentação de crianças em fase de crescimento há aí princípios básicos a seguir para garantir menor risco de desenvolvimento de doenças e qualidade de vida. Portanto, a escola deve proporcionar os conhecimentos científicos necessários para tal. Nesse sentido Amorim (2007) frisa a inclusão de novas formas de encaminhamentos do processo de ensino aprendizagem, isso constitui segundo a autora, em uma medida necessária para uma formação integral e pertinente às peculiaridades culturais dos sujeitos das sociedades modernas. O cinema torna-se uma proposta educativa evidente, quando representa um instrumento de mudança social, pelas vias das técnicas e da ciência; como didático educacional, insere na sala de aula como uma possibilidade do processo educacional e percorre etapas de impressão da realidade, identificação e interpretação. Nesse enfoque, a diversidade de recursos didáticos é relevante fonte para promover o ensino aprendizagem. Assim, a utilização de filmes como ferramenta pedagógica de ensino, pode incrementar muito além da ilustração de conteúdos, meio de comunicação e expressão. O uso de filme como recurso metodológico promove a ampliação da visão do mundo das crianças, colabora na formação de valores, da crítica e da reflexão sobre sociedade possibilitando os alunos aprimorarem o olhar e tornar-se um consumidor de cultura mais crítico.