- Identificar o grande êxodo nordestino em direção, especialmente, ao sudeste industrial no governo de JK;
- Debater sobre a indústria da seca, o poder político e a compra de votos;
- Comparar a vida do campo à vida nas cidades;
- Observar as diferenças e o choque cultural presentes neste momento de encontro;
- Reconhecer a importância da tolerância e da convivência com outras culturas;
- Perceber que existem outros saberes além do saber sistematizado;
- Apreciar a resistência, a poesia e o saber de Patativa do Assaré;
- Identificar as representações culturais nordestinas presentes no meio em que vivem.
1- Colocar no quadro frases ou palavras-chaves que se relacionem ao
conteúdo e ao autor;
2- Tentar tirar dos alunos conhecimento sobre as frases ou palavras
chaves, através de um pequeno debate;
3- Perguntar aos alunos se conhecem o Patativa do Assaré e comentar
sobre sua vida e obra;
4- Ler os fragmentos da poesia: Cante Lá Que Eu Canto Cá - Patativa
do Assaré - http://letras.mus.br/patativa-do-assare/1072883/;
5- Pedir aos alunos que comentem;
6- Entregar Patativa Diálogo, que está no site, para que acompanhem
o curta- http://portacurtas.org.br/curtanaescola/Filme.asp?Cod=989
7- Apresentar o curta: Patativa;
8- Discutir o filme com os alunos;
9- Entregar aos alunos textos relacionados ao tema da aula. Dividir
a turma em seis grupos - cada grupo com um texto para discussão
(como sugestão deixo os títulos abaixo):
- Biografia de Patativa do Assaré -
http://www.tanto.com.br/Patativa.htm
- Governo JK, sintetizado, enfocando os trabalhadores rurais, as
ligas camponesas, a questão agrária e a SUDENE -
http://mrh1.sites.uol.com.br/mrhjk.htm;
- A sabedoria do homem do campo -
http://www.blogdowilson.com.br/ler_mens.asp?m=23&PN=1&i=25;
-Alimentada pela escassez, "indústria da seca" fatura com a
estiagem no nordeste ( digite a frase acima em site de busca e
achará o texto);
-O êxodo rural -
http://www.suapesquisa.com/geografia/exodo_rural.htm;
Vaca Estrela e boi Fubá - http://letras.mus.br/fagner/256828/.
10- Roda para apresentação de cada texto e discussão;
11- Em casa, os alunos escreverão um artigo de opinião: "o poder do
imaginário popular".
12- Atividade opcional: os alunos poderiam ir a campo e conhecer
locais da cidade onde moram, que sejam pontos de cultura e fariam
documentários ou entrevistas relacionadas ao assunto estudado, com
orientação do professor, para apresentação na sala de aula para
todos os alunos.
Avaliação:
Será feita através da observação dos alunos nos debates,
apreciação do artigo de opinião ou através da produção dos
documentários.
A aula utilizando o curta Patativa superou minhas expectativas, apesar de nenhum aluno da minha turma ter conhecimento sobre quem era o Patativa do Assaré. Participaram da discussão sobre a sua biografia e o conhecimento que tem o "matuto". Muitos ficaram surpresos. Como pode alguém analfabeto escrever poesias? Em relação ao tema de história, que é a área em que atuo, atingi meus objetivos, já que os textos, o curta e debates levaram à reflexão sobre o tema proposto. O debate chegou ao clímax quando os alunos relacionaram a migração, a indústria da seca, a miséria, o preconceito e até mesmo a linguagem e a não valorização da cultura popular às ações políticas e perceberam a necessidade de intervenção no processo político para que ocorram as mudanças necessárias.
Ao ler o artigo de opinião, pude perceber a sensibilidade dos meus alunos para com a importância das culturas e a necessidade de reconhecimento do outro no eu.
Muitos dos alunos se identificaram com o tema do curta, pois, a maioria tem origem nordestina e mora em uma cidade com a presença massiva de migrantes nordestinos, que é Ceilândia no DF. Temos uma feira Central basicamente nordestina e o maior São João do Cerrado. Muitos se sentiram inseridos no cotidiano relatado, citando suas experiências ou viagens que fizeram à região. A maioria saiu de seus locais em busca de um local melhor para viver e aqui vivem as dificuldades da cidade grande e, muitas vezes, não tem suas necessidades básicas satisfeitas.