Relato de atividade em sala de aula

MINHA LENTE POR TRÁS DAS LETRAS

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
07/11/2009
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
21
RAQUEL REGINA PIFFER RAMOS
EEF PE ANTONIO LUIZ DIAS | SC | Araranguá | Estadual





Este projeto visa elaborar um curta metragem destacando o passado da comunidade do Morro dos Conventos, Araranguá-SC., por meio de entrevistas com moradores e pesquisas sobre os principais fatos sociais da década de 50. Para isso tem-se como objetivos específicos:
Utilizar a tecnologia
desenvolver o olhar crítico
perceber as teceduras de um filme e a construção de sentidos
produzir documentários para divulgar pesquisas e investigações culturais
desenvolver a oralidade, a expressividade corporal e argumentatividade
aprimorar a linguagem e a escrita
desenvolver o olhar crítico na escolha de cenas, músicas e efeitos para filmes, fotonovelas e outros;
produzir roteiros com cenas, episódios, cenários, fotografia, diálogos, lugar, tempo, etc;

Procedimentos Público alvo: 8ª série Por meio de slides, mostrou-se o que é curta-metragem, sua história e como montar um. Os alunos aprenderam como elaborar um roteiro de filmes tendo como exemplo o roteiro do filme "Ilha das Flores" e na sequencia assistiram o curta. Destacou-se a sequencia lógica das cenas, o entrelaçamento de cenas e a construção de sentidos geradas. O filme trouxe para a sala de aula um momento reflexivo da condição sub humana do homem. Depois de assistir e ler o roteiro do curta, os alunos montaram um pequeno roteiro de ações para elaborarem seu próprio curta. Estudou-se o gênero documentário e o gênero suspense. Para produzir o documentário os alunos entrevistaram moradores antigos, filmaram as belezas naturais como o mar, as dunas, as falésias, o farol, o rio, do Morro dos Conventos.Com as gravações em mãos eles começaram a montar o filme tendo em mente o principal objetivo que era a reconstrução da memória social. Os alunos se dividiram em grupos e dois de cada equipe escolheu a música, dois catalogaram todos os clipes, numerando-os conforme o assunto de cada um, e três alunos editaram os vídeos. O documentário elaborado pelos alunos é de 10 minutos e em algumas partes do vídeo eles gravaram o áudio na sala de aula por causa do barulho do mar. Para fazer o filme de suspense sete alunos optaram por trabalhar com o tema violência urbana, gênero suspense. Eles fizeram as gravações numa trilha local, gravaram e regravaram em diversos ângulos e na sala de informática eles editaram o vídeo. O curta suspense, Maníaco da CAximba, tem 2m45s.Para elaborar o curta eles utilizaram o programa movie make da microsoft e escolheram as músicas, transições de imagens, trabalharam os cortes, etc

Achei interessante iniciar esse projeto mostrando o curta "Ilha das Flores" porque esse filme trabalha bastante com a construção sequencial de significações. Para eles ficou muito mais fácil perceber o entrelaçar de cenas na hora de produzirem os seus próprios curtas. O filme trouxe sensibilização e reflexão sobre os vários aspectos sociais que estão subjacentes em nossa sociedade. Para a execução desse projeto eu voltei a passar esse filme mais três vezes e eles conseguiram fazer diferentes leituras sobre a obra.