Relato de atividade em sala de aula

ILHA DAS FLORES

Ilha das Flores
15/12/2009
Sociologia, Biologia, Geografia
Ensino Médio
35
Santa Roseli Leal Wesz



1) Revisar conteúdos de Geografia;
2) Identificar a realidade das pessoas de baixa renda em nosso país;
3) Retomar os seguintes conteúdos:
- Alimentos de Origem Orgânica
- Capitalismo
- População
- Meio Ambiemte
- Rotação e Translação da Terra
- Lixo
- Água
- Césio de "Goiânia"
- Ética

1º Passo: Ver o filme na sala de informática. 2º Passo: Conversação e debate. 3º Passo: Atividades. 4º Passo: Avaliação. Entregar as questões com as respostas e texto. Atividades: 1.Citar os assuntos que você reconheceu como de Geografia no Filme Ilha das Flores? Responder: 2.Que explicação é dada para o capitalismo? 3.Como funciona a coleta de lixo? 4.Que alimentos são citados como produtos orgânicos? 5.Que relação faz o vídeo entre homens e animais? 6.Onde você mora, como é resolvido o problema do lixo? 7.Na sua casa, você seleciona o lixo? _Justifique: 8.Criar um texto com o título. Ética e Cidadania.

Particularmente eu, Santa Roseli, adorei descobrir os curtas pois os filmes tradicionais são muito longos e os alunos ficam dispersos, Os curtas são perfeitos para a sala de aula. Os alunos valorizaram as atividades diferenciadas, fora da sala de aula. O que mais chamou a atenção dos alunos foi o fato das pessoas pobres comerem coisas que não serviam nem para os porcos, mas para aquelas pessoas é o que restava para sobrevivencia. Teve alunos recolhecendo que reclamavam em casa, da comida que tinham e muitos não tem, "pior" comem o que nem os bichos comem. O fato de que nos grandes centros há um cinturão de miséria, sem trabalho e as pessoas vivendo em condições sub-humanas. O abandono da população por parte das autoridades, o nosso sistema capitalista, injusto e seletivo. Os políticos que não têm mais como criar pois suas vestes são poucas e tá ficando dificil inventar, inovar (já foi reter poupança, mudar planos econômicos, esconder na cueca, na meia e agora José, "coitados", onde vão colocar o dinheiro do povo) para guardar o que seria do povo para o povo, que poderia servir para esta população abandonada há tanto tempo, ontem, hoje. E amanhã?