O filme "A Velha a Fiar" foi associado ao filme "Ilha das Flores" para a atividade educacional. Inicialmente foi exibido "A Velha a Fiar" para que os educandos visualizassem alguns aspectos da vida que seus país, como se realizavam os trabalhos, os objetos e utensílios, e principalmente modo de vida, as construções das casas. Teve como objetivo principal permitir que o educando pudesse transportar-se há um tempo histórico diferente e poder compreender melhor as mudanças tecnológicas. Fornecendo uma visão histórica de como a modernização tecnológica modificou a realidade da vida em família. Posteriormente foi utilizado o filme "Ilha das Flores" para iniciar o trabalho com a questão do lixo no espaço onde os educandos residem para chamar a atenção sobre a questão do consumismo e do trabalho.
Após o curta os educandos foram orientados a seguinte atividade:
Primeira etapa foi emprestar a câmera digital a cada educando da 7°
série por um dia, para que fotografa-se seu espaço de vivência, sua
casa, horta, galpão e tudo ao redor da sua residência, as fotos
foram salvas no computador em pastas com o nome do educando. Assim
se gravou um CD e cada educando apresentou suas fotos aos colegas
de turma. Os educandos foram instruídos que o que buscávamos era
registrar as mudanças no espaço físico pela ação da mão do homem.
Segunda etapa: Realizei como educador um olhar histórico sobre as
fotos e as mudanças a partir de analogias do filme e das imagens,
explorando as realidades de cada educando.
Terceiro etapa: Então revelei que realizaríamos uma nova atividade
educativa, revelando aos educandos que queria analisar as fotos
novamente, mas agora explorando o aspecto ambiental, mas
especificamente a questão da presença do lixo no seu espaço. A
quantidade de lixo que pudemos constatar juntos nas imagens
surpreendeu.
Quarta Etapa: Foi trabalhada a questão do lixo na sociedade
contemporânea como fruto do nosso modelo de vida consumista. Então
foi exibido o curta "Ilha das Flores" que muito agradou os
educandos, após as considerações o objetivo era a produção de
folders, que foram distribuídos na escola para conscientização.
Quinta Etapa: Os educandos foram desafiados a produzir 5 novos
vídeos sobre a questão do lixo, utilizando as suas imagens,
abordando o tema do lixo na vila, na comunidade e no município. As
produções dos vídeos com o Windows Movie Maker, continham
comentários, análises, fundo musical, textos e as imagens que
utilizassem um olhar histórico analítico e critico sobre a
realidade.
Última Etapa: Demos início às ações de reciclagem de garrafas pet,
recolhimento de pilhas e baterias com apoio dos educandos,
posteriormente também realizamos a produção de obras de arte com
material recolhido e de um novo vídeo com suas imagens.
A atividade inicial de análise das imagens sobre o espaço de residência de cada educando permitiu-me como educador conhecer a melhor a realidade socioeconômica de cada um e suas particularidades. A socialização com a turma permitiu um momento de interação entre os educandos da 7° série, pois estes possuíam diversas histórias e lembranças sobre os lugares fotografados. A comparação entre as imagens do vídeo e da realidade foi muito interessante, pois percebi que os mesmo usavam o filme como referência para explicar as mudanças e diferenças das imagens para o curta "A Velha de Fiar".
O curta "Ilha das Flores" causou grande identificação pela sua abordagem dinâmica e envolvente, produzindo uma ótima base educacional para realização de diálogos sobre a questão do lixo, do consumismo, do dinheiro e do próprio Ser Humano.
A produção dos folders redeu ideias muito interessantas e com uso de música na sala de aula tivemos um momento mais recreativo de construção e liberdade criativa. A produção dos vídeos foi um desafio, pois incluir a questão digital na atividade foi um momento delicado, mas após algumas dificuldades foi muito proveitoso, pois cada grupo atuou como produtor do material áudio visual sobre a sua própria realidade de vida.
Na nova atividade de análise das fotos sobre a questão do lixo, esta trouxe um verdadeiro alvoroço entre os educandos, pois não esperavam por uma mudança tão drástica nos objetivos, assim coube muito bem manter o segredo sobre o objetivo final da atividade educativa planejada.
A análise evidenciou a presença de lixo nas residências demonstrando ser um problema comum. As ações seguintes contaram com grande participação, a pedido dos alunos realizamos uma produção coletiva com as fotos tiradas durante as ações de reciclagem, onde escolhemos o roteiro, as imagens e a trilha sonora. O desfecho da ação sócio-educativa foi uma exibição com todas as turmas, onde utilizamos o data show e caixas acústicas em uma sala escura, tipo cinema.