Relato de atividade em sala de aula

CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
02/07/2011
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
21
Rosimar de Freitas Pessanha
EEEFM CEL JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA | RO | Ji-Paraná | Estadual





- Conhecer as diversas formas com que o preconceito se manifesta na sociedade atual; - Estimular o diálogo e a troca de idéias, a fim de proporcionar mudanças de pensamentos, hábitos e atitudes, desenvolvendo o sentimento coletivo de compromisso com a igualdade; - Estimular a pesquisa e a criatividade do aluno através das novas tecnologias.

Primeira Aula:Perguntas exploratórias sobre Preconceito e discriminação: -Todas as pessoas são iguais ou são diferentes? -O que vocês entendem por racismo? -Vocês constatam situações de discriminação no seu cotidiano? -Consideram que no Brasil existe racismo e como se manifestam? -Discussão sobre as diferenças socioculturais existentes na sociedade brasileira. -Trabalho em grupo para elaboração de cartaz representando os espaços de discriminação na comunidade local.-Encaminhamento da discussão sobre a realidade cotidiana das pessoas que sofrem discriminação racial.-Elaboração de lista que apresente formas de enfrentar a situação. Segunda aula: -Encaminhamento dos alunos para outra sala,propositadamente com 5 mesas c/cadeiras e materiais diversos. Umas com poucos materiais, outras com muito e uma quase sem material.-Elaboração de cartazes usando o material para representar situação de discriminação racial e formas de enfrentá-las.-Utilização de uma câmera digital para gravar depoimentos relacionados aos desenhos que surgiram.-Retorno aos questionamentos. Terceira aula: Encaminhamento dos alunos para a sala multimídia. -Perguntas exploratórias antes de exibir o filme: -Sabem o que é um curta-metragem? -O que vocês acham que vão encontrar nesse filme? -Por que o nome Xadrez das cores? -Confronto teórico com o filme e questionamentos sobre definição de discriminação racial e relatos de experiências sofrido comparado ao filme e sentimentos envolvidos. -Divisão em dupla para acessar o curta no endereço http://www.curtanaescola.org.br com a intenção de aprofundar o conhecimento sobre o que é curta-metragem. Navegação livre pelo hipertexto.-Produção de texto sobre o tema discutido ou criação de slides.-Leitura dos textos e comparação com as idéias que surgiram. Apresentação de slides criados.-Para finalizar, exibição dos depoimentos gravados e retorno a alguns questionamentos sobre o filme e tema. Escolha de alguns textos e fotos da experiência para postar no Blog.

Nas situações reais de exposição das atividades, os alunos demonstraram capacidade de expressar-se oralmente. O diálogo foi excelente oportunidade de aprendizado, pois permitiu a troca de informações e o confronto de opiniões sobre o filme. A forma como foram conduzidas as discussões deixaram os alunos bem à vontade para expressar sentimentos e emoções: raiva, revolta e indignação contra os atos da patroa. Afinidade, compaixão, solidariedade e vontade de se colocar no lugar de Cida. Quanto à organização para o trabalho em grupo os alunos interagiram o tempo todo demonstrando atitudes de solidariedade e respeito às opiniões.O tempo e espaços utilizados foram essenciais para a aprendizagem. O uso das tecnologias e mídias no desenvolvimento das aulas possibilitou novas competências e habilidades. A competência implicou na mobilização de conhecimentos e esquemas cognitivos na busca de desenvolver respostas diferentes, criativas e eficazes para a resolução de problemas novos nas atividades que foram propostas. Foi possível observar os estudantes em suas especificidades e potencialidades, de forma que suas vivências, experiências, saberes e valores foram contemplados nas situações criadas para a aprendizagem sobre o conceito de racismo. Através das manifestações de pensamento e atitudes, observou-se que os alunos compreenderam a relevância social do papel de cada um como agente de intervenção nas práticas, para a conscientização da importância de proporcionar mudanças de pensamentos, hábitos e atitudes, desenvolvendo o sentimento coletivo de compromisso com a igualdade, como fez Cida na sua comunidade através do jogo de xadrez e com a própria patroa. A aplicação das multimídias produziu mais articulação em termos de interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento em relação ao tema. Os alunos sentiram-se mais motivados tendo à frente desafios que foram propostos utilizando os diferentes meios de comunicação e informação e entenderam que isso faz parte do currículo.