- Conhecer as diversas formas com que o preconceito se manifesta na sociedade atual;
- Estimular o diálogo e a troca de idéias, a fim de proporcionar mudanças de pensamentos, hábitos e atitudes, desenvolvendo o sentimento coletivo de compromisso com a igualdade;
- Estimular a pesquisa e a criatividade do aluno através das novas tecnologias.
Primeira Aula:Perguntas exploratórias sobre Preconceito e discriminação:
-Todas as pessoas são iguais ou são diferentes?
-O que vocês entendem por racismo?
-Vocês constatam situações de discriminação no seu cotidiano?
-Consideram que no Brasil existe racismo e como se manifestam? -Discussão sobre as diferenças socioculturais existentes na sociedade brasileira.
-Trabalho em grupo para elaboração de cartaz representando os espaços de discriminação na comunidade local.-Encaminhamento da discussão sobre a realidade cotidiana das pessoas que sofrem discriminação racial.-Elaboração de lista que apresente formas de enfrentar a situação.
Segunda aula:
-Encaminhamento dos alunos para outra sala,propositadamente com 5 mesas c/cadeiras e materiais diversos. Umas com poucos materiais, outras com muito e uma quase sem material.-Elaboração de cartazes usando o material para representar situação de discriminação racial e formas de enfrentá-las.-Utilização de uma câmera digital para gravar depoimentos relacionados aos desenhos que surgiram.-Retorno aos questionamentos.
Terceira aula: Encaminhamento dos alunos para a sala multimídia.
-Perguntas exploratórias antes de exibir o filme:
-Sabem o que é um curta-metragem?
-O que vocês acham que vão encontrar nesse filme?
-Por que o nome Xadrez das cores?
-Confronto teórico com o filme e questionamentos sobre definição de discriminação racial e relatos de experiências sofrido comparado ao filme e sentimentos envolvidos.
-Divisão em dupla para acessar o curta no endereço http://www.curtanaescola.org.br com a intenção de aprofundar o conhecimento sobre o que é curta-metragem. Navegação livre pelo hipertexto.-Produção de texto sobre o tema discutido ou criação de slides.-Leitura dos textos e comparação com as idéias que surgiram. Apresentação de slides criados.-Para finalizar, exibição dos depoimentos gravados e retorno a alguns questionamentos sobre o filme e tema. Escolha de alguns textos e fotos da experiência para postar no Blog.
Nas situações reais de exposição das atividades, os alunos demonstraram capacidade de expressar-se oralmente. O diálogo foi excelente oportunidade de aprendizado, pois permitiu a troca de informações e o confronto de opiniões sobre o filme. A forma como foram conduzidas as discussões deixaram os alunos bem à vontade para expressar sentimentos e emoções: raiva, revolta e indignação contra os atos da patroa. Afinidade, compaixão, solidariedade e vontade de se colocar no lugar de Cida.
Quanto à organização para o trabalho em grupo os alunos interagiram o tempo todo demonstrando atitudes de solidariedade e respeito às opiniões.O tempo e espaços utilizados foram essenciais para a aprendizagem.
O uso das tecnologias e mídias no desenvolvimento das aulas possibilitou novas competências e habilidades. A competência implicou na mobilização de conhecimentos e esquemas cognitivos na busca de desenvolver respostas diferentes, criativas e eficazes para a resolução de problemas novos nas atividades que foram propostas. Foi possível observar os estudantes em suas especificidades e potencialidades, de forma que suas vivências, experiências, saberes e valores foram contemplados nas situações criadas para a aprendizagem sobre o conceito de racismo.
Através das manifestações de pensamento e atitudes, observou-se que os alunos compreenderam a relevância social do papel de cada um como agente de intervenção nas práticas, para a conscientização da importância de proporcionar mudanças de pensamentos, hábitos e atitudes, desenvolvendo o sentimento coletivo de compromisso com a igualdade, como fez Cida na sua comunidade através do jogo de xadrez e com a própria patroa.
A aplicação das multimídias produziu mais articulação em termos de interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimento em relação ao tema. Os alunos sentiram-se mais motivados tendo à frente desafios que foram propostos utilizando os diferentes meios de comunicação e informação e entenderam que isso faz parte do currículo.