Entender o conceito de Capitalismo;
Compreender o contexto de sujeitos sociais;
Visualizar a realidade e desigualdade social gerada pela riqueza individual surgida a partir do Capitalismo;
Refletir sobre a discriminação social, a sub-humanização;
A partir do filme visualizar e conscientizar que temos que ser solidários, mudar em ações, sejam sociais e ecológicas;
Aprender sobre doenças que o lixo inorgânico traz para vida;
Conhecer noções de espaço geográfico;
Fazer o uso de reduzir, reciclar, reutilizar produtos para diminuir o lixo cotidiano;
Valorizar a inteligência humana, como símbolo de criatividade e sobrevivência diferenciando dos demais animais.
Reflexão sobre o uso do tempo como forma de trabalho, emprego, renda e lucro.
1- Assistimos o filme com a turma do 9º Ano da E.E.I.F.Antônio
Alves de Sousa através da Tv e Dvd.
2- Comentamos sobre vários temas lembrados pelos alunos como: a
produção de produtos que geram lucros, exportação, trocas de
mercadorias, a criatividade do homem, o trabalho em busca do lucro, o capitalismo, a desigualdade social (pois há pobre e ricos num mesmo espaço social), a discriminação ao homem, aos judeus, os riscos do lixo exposto que causam danos a saúde e a falta de solidariedade do homem com os demais grupos: crianças, idosos, enfim, com os pobres.
3- Fizemos uma atividade reflexiva:
Produza um texto que ressalte temas vistos no filme Ilha da Flores: o Capitalismo e suas conseqüências para o homem. Dê sua opinião e solução quanto aos problemas sociais e ambientais que o vídeo mostra.
4- Tempo para produção.
5- Apresentações dos textos: alguns alunos, de forma resumida, opinaram de forma oral e crítica. Outros fizeram a leitura do seu
texto para turma. E outros entregaram a mim para que eu fizesse a
leitura.
6- Recebi as produções textuais e fiz a avaliação de notas de 5 a
10, de acordo com os temas envolvidos no filme, as críticas e as
soluções apresentadas seja de forma escrita e oral por cada aluno.
Os resultados foram bons.Os alunos tiveram uma reflexão crítica, pois se apresentaram preocupados com a forma de sobrevivência de pessoas pobres que catam o lixo, as doenças trazidas por ele, a desigualdade social aumentada por causa do capitalismo e do abuso de lucro de alguns: empresários, ricos.
Tiveram a reflexão sobre a inteligência humana que está acima dos demais animais, porém detectaram que a discriminação é ainda um defeito social existente entre nós. Verificaram de que o lixo do cotidiano é aumentado.
A solução apresentada quanto a questão ambiental é que o lixo pode ser reutilizado, reciclado, separado e reduzido.
Quanto a desigualdade social os alunos mostraram-se reflexivos, e salientaram a possibilidade de adotarmos algumas medidas Socialistas como: o Estado ter maior poder no governo, lutarmos contra a pobreza, diminuição de impostos e a reforma agrária voltada para o homem do campo em busca de ele produzir com melhor qualidade.
As sugestões que tivemos em sala de aula foram:seria votar em governantes que tenham estas propostas, fiscalizar caso sejam atuadas e cumpridas. Cada um de nós termos ações na intenção da igualdade social em busca de diminuir a desigualdade. Estudar! Por que assim obtemos conhecimento, informações, mudanças e consciência social. Gostei das opiniões, reflexões e serviram para avaliá-los de forma pedagógica e também propor novas ações sociais e ambientais para vida dos alunos.