Relato de atividade em sala de aula

FIM AO PRECONCEITO DA COR

Visualizações |
Vote aqui
O Xadrez das Cores
03/07/2011
História
Ensino Fundamental - Anos Finais
27
LUZIANE MARIA SILVA DE OLIVEIR
ANTONIO ALVES DE SOUSA EEIF | CE | Reriutaba | Municipal





Conscientizar em relação a diferença social, étnica e cultural; Aprender que a troca de informações gera a comunicação social; Conhecer a cultura do outro e o respeito mútuo; Estudar sobre a formação étnica e cidadã do homem; Refletir sobre a violência humana em relação a cultura e a etnia.

1º Na sala de aula do 6º Ano estudamos no livro didático de História a Organização Social e política dos povos da África. Foi aplicada a leitura, a explicação e explanação do conteúdo por mim, professora da disciplina de História. 2º Visualização do filme Xadrez das Cores. 3º Cada aluno, de forma oral, ressaltou as cenas que mais gostou ou que chamaram atenção. Alguns relatam que o uso do jogo de xadrez modificou as ações de algumas crianças; Também observaram que há pessoas que discriminam negros. 4º A turma em grupos de quatro componentes fizeram desenhos que mostravam racismo, violências e novas ideias de combate aos mesmos. 5º Atividade escrita: No dia 13 de maio comemoramos a Lei Áurea, lei que libertou a escravatura no Brasil. Será que desde esta época os negros são livres? valorizados? E atualmente, há racismo no Brasil? Como podemos combatê-lo? Justifique. 6º Tempo para reflexão e produção textual. 7º Apresentações dos desenhos e atividade escrita. 8º Elogios, participações e aprendizagem.

A experiência de ver o filme em sala foi ótima porque os alunos gostaram do tema, das imagens do filme, fizeram comentários e realizaram atividades lúdicas, como apresentações de desenhos criativos de acordo com o tema do filme Xadrez das Cores. As ideias dos alunos foram: .Há racismo no mundo, no Brasil. .Frases como negrinho, negrinha são críticas e sarcásticas para pessoas que tenham a cor de pele escura. .Sugeriram de que devemos combatê-las! A atividade escrita teve muitas sugestões. Percebi que eles gostavam e valorizaram mais os desenhos que depois ilustramos a parede da sala da escola. Fiz a avaliação de notas de 0 a 10.Foi uma aula de História sensacional!