Relato de atividade em sala de aula

MENTIRA SALVADORA

Visualizações |
Vote aqui
Mentira
27/05/2012
Língua Portuguesa
Ensino Médio
118
Cristina Portela de Lima Velos
ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MEDIO JARINA MAIA | PE | João Alfredo | Estadual





1. Estudar as características do texto narrativo (crônica), identificando seus elementos constitutivos; 2. analisar o comportamento humano; 3. analisar texto ficcional;

Foi realizada a leitura da crônica de Veríssimo até a parte quando o personagem perde a aliança. Os alunos foram estimulados a darem um final àquela história. Após a leitura, os elementos constitutivos do texto foram identificados: tema, personagens, espaço, tempo, clímax, desfecho. Após o estudo, fomos ao filme. Fizemos uma análise do final, da ética (tantas vezes falha), do comportamento das personagens e um comparativo com a realidade. Os alunos fizeram a leitura de imagem do filme, comparando-a à escrita empregada por Veríssimo.

Os alunos amaram o Curta, inclusive pedindo que lhes trouxesse mais, uma vez que o filme é pequeno e de fácil compreensão. O filme provocou a curiosidade dos alunos com relação ao final da história. A pergunta geral foi: "Por que grande parte das mulheres não acredita nos maridos?" O debate foi muito valioso, pois todos queriam dar sua opinião. Ao final, percebemos que a ficção não está tão distante da realidade e no dia a dia acontecem coisas semelhantes.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação