Relato de atividade em sala de aula

SANEAMENTO BÁSICO: O DESTINO DO LIXO DOMÉSTICO

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
14/11/2012
Ciências
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
32
Raissa Rosa da Costa
UNIDADE TECNICA PROF ASTERIO DE CAMPOS | PA | Belém | Estadual





- Mostrar o destino do lixo que é produzido em nossas casas e quais as conseqüências do acumulo indevido do mesmo; - Estabelecer uma relação entre o filme e o cotidiano do aluno, proporcionando uma reflexão à cerca do lixo nas grandes cidades; - Propiciar ao aluno uma discussão em sala sobre o vídeo mostrado; - Realizar um trabalho de conscientização por parte dos alunos a respeito do desperdício de alimentos e do destino dado a esse "Lixo orgânico" das grandes cidades; - Enfatizar a problemática do destino incorreto do lixo e de transmissão de doenças por causa desse problema urbano; - Estabelecer uma relação dessa problemática com o saneamento básico em nossa cidade.

Metodologia: - Após uma breve revisão das aulas anteriores, iniciou-se o assunto fazendo a seguinte pergunta aos alunos: Para onde vai o lixo que produzimos em nossa casa? - A partir das ideias dos alunos, iniciou-se uma aula expositiva e logo em seguida, exibiu-se o curta metragem "A ilha das flores", onde foi relatado, dentre diversos outros assuntos, o destino do lixo da cidade de Porto Alegre. - Em seguida, realizou-se uma discussão sobre o que foi entendido para iniciar uma atividade de desenho seguida de uma breve exposição das produções. Recursos Didáticos:  Data-show  Vídeo: A ilha das flores  Papel A3  Lápis de cor Avaliação: A avaliação foi feita em sala, sendo exigido do aluno um trabalho no papel A3, onde o mesmo registrou em desenhos o seu entendimento sobre o assunto. Em seguida, os trabalhos foram expostos em uma breve socialização, no qual foi avaliada a qualidade, criatividade, e a coerência dos desenhos com o tema proposto. Durante a avaliação, também verificou-se se os alunos apresentaram suas opiniões, e ou, alternativas para solucionar o problema do lixo, participando de forma interativa com seus colegas.

Após a realização dessa aula, percebeu-se que os alunos entenderam o tema proposto, se conscientizaram a respeito da situação do lixo nas grandes cidades. Além disso, percebeu-se que os mesmos durante a atividade chegaram a pensar em novas idéias e estratégias para mudar essa realidade. Esperamos que os alunos, já familiarizados com o tema, e engajados na perspectiva de cidades mais limpas, possam vir a repassar esses conhecimentos a fim de constituir uma sociedade mais educada e conscientizada ambientalmente.