Relato de atividade em sala de aula

ILHA DAS FLORES E A EMEF LUIZ CLÁUDIO MAGNANTE

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
12/09/2012
Ciências
Ensino Fundamental - Anos Finais
38
Esther Engelman Machado





1. Instigar os alunos à reflexão sobre os temas já estudados anteriormente:  Classificação e características dos seres vivos.  Relações humanas, com os demais seres vivos e com o ambiente.  Alimentação saudável e (re) aproveitamento dos alimentos.  Lixo: tipos de lixo, coleta seletiva, reaproveitamento e destino.  Ciclo dos elementos orgânicos, elementos químicos, energia atômica.  Temas sugeridos pelos alunos. 2. Elaboração de vídeos curtos e apresentações de slides. 3. Identificação de situações correlatas na sua comunidade.

 Pesquisa bibliográfica e na internet sobre alguns dos temas apresentados no curta-metragem (lixo, coleta seletiva e sua destinação, energia atômica, elementos químicos, etc.).  Revisão dos conteúdos sobre alimentos e unidades de medida.  Painel de discussão sobre o curta-metragem.  Elaboração de relatório avaliativo individual.  Pesquisa de campo na comunidade, para possível identificação com o que é apresentado no curta-metragem.  Elaboração de vídeos, com uso de filmadora, máquina digital, telefone celular, aparelho de som e computador.  Elaboração de apresentações de slides.  Apresentação das produções na Feira de Ciências da escola.

No inicio, foi feita uma breve explanação sobre o diretor, premiações e sobre os locais onde foram realizadas as cenas. O filme foi apresentado para duas turmas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, utilizando um DVD (Curtas na Escola - vol 1) e um aparelho de TV. Embora com tela pequena e sem vedação de luz solar, os alunos assistiram ao vídeo com muita atenção e pediram para rever uma segunda vez. Após a apresentação, os alunos manifestaram suas impressões e fizeram colocações e perguntas para a professora e colegas. O debate iniciou com o questionamento "Por que o ser humano que planta tomates em Viamão é japonês, e não brasileiro?" o que resgatou os efeitos da energia atômica, Bomba H, uso do Césio, unidades de medida (tempo), imigração japonesa, transporte de produtos agrícolas, comercialização e lucro. Foram levantadas as diferenças entre os animais (homem, porco, baleia, galinha) e vegetais (tomates, flores) e a forma como se relacionam entre si. A exploração pelo lucro, a liberdade de escolha, fabricação de perfumes, trabalho e religiosidade foram incluídos no debate. Os alunos se mostraram mais preocupados com a questão social do que com higiene, saúde, alimentação saudável, doenças,lixo ou cuidados com o ambiente. Mas, ressaltaram a teia formada por todos os temas apresentados e como pode ser afetada, por exemplo, pela falta de trabalho, interesses financeiros e outras culturas. Foi uma excelente experiência para os estudantes e, especialmente, para mim, pois eles ficaram mais atentos e interessados do que eu previa e levantaram aspectos na discussão que não imaginei. Eles também se preocuparam, pois Viamão e a Ilha das Flores (Porto Alegre) são próximos a nossa cidade (Capão da Canoa), 135km,e irão pesquisar se a situação mudou, em relação à época das filmagens. Tenho certeza que o curta ficará gravado na memória de todos.