- Diferenciar linguagem oral de linguagem escrita.
- Desmistificar a questão do uso da língua.
- Valorizar as diferenças culturais e linguísticas.
- Refletir sobre as variações da língua.
- Usar a linguagem com autonomia e sem preconceitos
- Perceber diferenças na fala de pessoas de outras regiões.
- Rever e aprofundar os conhecimentos sobre a variação linguística
- Refletir a questão da convenção da escrita em relação à linguagem falada.
1º MOMENTO:
1.Sensibilização.
Apresentar palavras e expressões pertencentes ao grupo semântico de
alguns grupos sociais e regiões. Solicitar que, usando diferentes
falares, encontrem argumentos para persuadir um colega a comprar:
Um computador sem CPU, um bilhete de loteria já vencido e não
premiado.
2.Questões para reflexão sobre variações linguísticas, preconceito
linguístico...
2º MOMENTO:
1.Leitura e análise do texto Declaração Mineira de Amor aos Amigos
2.Leitura do filme " Negócio Fechado".
Falar um pouco sobre o filme;
Estimular para que os alunos imaginem o que pode ter acontecido no
final da história. As diferentes hipóteses serão anotadas na lousa.
Estabelecer como foco da discussão futura a forma de falar dos
personagens.
Assistir ao filme, observando os seguintes aspectos:
O gênero textual explorado pelo autor.
Estado brasileiro onde a história se passa.
Análise da fala dos personagens. (É parecida com a nossa?O que há
de diferente? Escrevemos como falamos? Por quê?
Fazer as seguintes anotações a partir da leitura do filme:
Frases que caracterizem a língua formal;
Frases que apresentam variações dialetais.
3.Discussão do filme.
Eixo central da discussão:reconhecimento das variedades
linguísticas, respeitando a diversidade.
Aspectos a serem discutidos:
1. O conteúdo do filme (as impressões e opiniões).
2. O cenário.
3. Perfil dos personagens nome,idade aproximada,grau de
escolaridade, classe social.
4.Linguagem utilizada.
5 Elementos que mais chamaram atenção nas cenas. Justificar com
exemplos.
6.Qual seria o final desta história no contexto econômico e social
atual?
Redigir um parágrafo argumentativo a partir do questionamento
abaixo:
"Quanto a atitude do fazendeiro: estava correto em não vender o
gado, ainda que por um preço maior, apenas por se sentir
desrespeitado em sua maneira de fazer negócio? "
3º MOMENTO:
1.Apresentação do conteúdo Variações Linguísticas
4º MOMENTO
Avaliação diagnóstica e processual;auto-avaliação
O filme Negócio Fechado foi utilizado como recurso introdutor do tema a ser explorado - Variações linguísticas - , a fim de despertar os alunos para o assunto em questão. Foram incluídas múltiplas linguagens; o estudo de textos e a aula expositiva que transcorreram após apresentação do vídeo, serviram para referendar os pontos importantes apresentados no filme, aprofundar o assunto e introduzir ideias que tenham passado despercebidas.
O trabalho foi extremamente gratificante; o filme é leve e divertido; com apresentação de tipos interessantes que retratam uma cultura única do interior, trazendo para a sala de aula uma atmosfera diferenciada das aulas comuns, promovendo os resultados alcançados que superaram as expectativas. A associação do uso do filme aos conteúdos teóricos e leitura de textos sobre o tema contribuiu para motivar e fixar o aprendizado, reforçar a capacidade de argumentação, facilitar a compreensão do tema, abrir espaço para debates e discussões.
Alguns fatores responsáveis pelo sucesso do trabalho foram: o planejamento detalhado da atividade, direcionando a classe para questionamentos pertinentes; o uso da linguagem cinematográfica cheia de símbolos e significados a serem desvendados pelo espectador, misturando envolvimento, enredo, movimento, desafio e suspense, provocando, desse modo, ampla capacidade de comunicação, promoção da curiosidade, reflexão e do imenso potencial de aproveitamento no processo educativo. Percebeu-se um maior interesse por parte do aluno, na apreensão dos conteúdos específicos; a sua participação durante os debates foi constante, servindo como fontes de experiências emocionais e cognitivas, que permitiram ampliar a visão de mundo e aperfeiçoar as competências, habilidades e atitudes. Enfim, pudemos constatar que o trabalho com filmes constitui uma ferramenta valiosíssima para o processo educacional. Foi muito bom!