Relato de atividade em sala de aula

ELE SO QUERIA TOMAR BANHO

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29/01/2013
História
Ensino Médio
40
Thais Batista Siqueira
EMEFM GUIOMAR CABRAL | SP | São Paulo | Municipal





O objetivo ao utilizar o curta "O dia em que Dorival encarou a guarda", de Jorge Furtado, era entender o funcionamento de um regime ditatorial como o vivenciado no Brasil entre 1964 e 1985 e a impessoalidade do poder, que faz com que ordens não sejam questionadas. Para isso, promoveu-se a exibição do curta e comentou-se sobre o regime ditatorial no país, com enfoque nos chamados "anos de chumbo". Discutiu-se também alguns recursos utilizados pelo diretor para tornar o curta engraçado, o poder de coerção do Estado e as estratégias utilizadas pelo personagem Dorival para conseguir o que tanto queria.

- Apresentação e exibição do curta-metragem; ,br>
- Discussão com os alunos de questões como o uso recorrente de cenas de outros filmes, a hierarquia militar, o não-questionamento da ordem, o poder de coerção do Estado através da instituição policial, como Dorival conseguiu o que queria;

Relação com outros textos, imagens, canções e longas já discutidos em aulas anteriores.


Durante a exibição do curta os alunos se divertiram com a situação vivenciada pelo preso Dorival e da sua postura frente àquela bestialidade. Chamou-se atenção para os pontos de discussão levantados neste plano, comentando sobre a ditadura militar no Brasil e relacionando com os conteúdos estudados nas aulas anteriores. Percebeu-se que a participação dos alunos foi bastante satisfatória e eles puderam compreender melhor o contexto de violência e repressão daquele período. Os alunos chegaram a comentar sobre os recursos utilizados pelo diretor para provocar o riso e até empatia no espectador.