Relato de atividade em sala de aula

DIFERENÇAS IGUAIS

17/09/2012
Sociologia
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
18
Silvia Karla B. M. M. Santos



Refletir sobre os diferentes tipos de cabelos, (re) conhecer as diferenças socio-culturais, buscando sensibilizar os participantes quanto à problemática dos preconceitos e atos discriminatórios, presentes na sociedade atual.

Inicialmente, foi feito um comentário sobre a temática do curta a ser exibido; Em seguida, o grupo foi encaminhado para a sala de informática para a exibição do curta; Após a visualização do filme, abriu-se espaço para a discussão, na qual os alunos puderam falar sobre a sua percepção e compreensão do que foi visto; Em seguida, houve um momento de relatos sobre experiências vivenciadas pelos alunos em suas vidas particulares e escolares; Para finalizar o trabalho, os alunos produziram um resumo sobre o filme e um texto de opinião sobre o tema abordado.

A exibição do filme foi muito importante, pois os alunos puderam discutir sobre os padrões de beleza no nosso país, estabelecendo relações com suas próprias experiências; Abordamos, também, as questões raciais, a formação do povo brasileiro (a diversidade presente na nossa população) e a beleza do nosso próprio povo, enfatizando a importância de construir e assumir uma identidade. Diante disso, os alunos apresentaram uma boa sensibilidade e simplificaram, concluindo que "no final, é tudo cabelo, não importando sua cor ou origem". Contudo, é certo que não será de uma hora para outra que iremos acabar com os atos discriminatórios, mas, sem dúvida, sensibilizamos os alunos para iniciar mudanças na conduta.