Relato de atividade em sala de aula

ANTROPOLOGIA DO CONSUMO

Ilha das Flores
30/09/2012
Ciências, Língua Portuguesa
Ensino Médio
95
Cristiane da Silva Brandão



O objetivo geral da aula "Antropologia do consumo" foi compreender a dinâmica da vida social, com ênfase no consumo, a partir da exibição do curta "Ilha das flores". Os objetivos específicos foram: aprender como somos influenciados pela mídia e como a cultura de massa tenta alienar os indivíduos, dentro de um sistema capitalista que visa o lucro acima de tudo, gerando desigualdades sociais.

Inicialmente, foi feito um levantamento com os alunos acerca do consumismo no mundo contemporâneo. Os alunos assistiram ao curta "Ilha das flores" e, em seguida, discutiram o que mais chamou atenção ou o que seria mais relevante para nossa conversa a respeito da cultura de massa e alienação das pessoas frente às ideologias capitalistas. Posteriormente, após roteiro orientado pela professora, os alunos tiveram a oportunidade de fazer o uso pedagógico do celular, tendo em vista buscar revelar como o consumismo e o desperdício podem estar presentes em nossa escola e como podemos implementar os 3 R na unidade escolar (reciclar, reutilizar, reduzir). Após a captação de imagens em diferentes espaços da instituição, os alunos se dividiram em grupos para a edição do vídeo, a partir do programa movie maker. Foi possível avaliar a proposta como positiva, além de se tornar um material pedagógico para futuras discussões com novos alunos, tendo a autoria dos próprios colegas (educandos), isto é, deu-se ênfase ao protagonismo juvenil para as discussões em pauta.

Todo o processo de desenvolvimento das atividades foi extremamente importante e relevante para o aprendizado dos educandos, mas a exibição do curta trouxe elementos que não estavam previstos no planejamento e deu maior visibilidade ao debate tendo os próprios alunos como protagonistas nas discussões, embora todos os objetivos tenham sido alcançados. A possibilidade de fazer uso do celular para captar novas "imagens" e criar a possibilidade de produção de um novo curta, agora com um enfoque dado pelos educandos também foi de extrema importância para a obtenção de resultados positivos. Ainda, compartilhar a experiência do 3º ano com as demais turmas trouxe maior motivação para os alunos que se sentiram convidados a participar do debate proposto a partir da realidade social vivida por eles próprios, e não como algo distante dos alunos.