Relato de atividade em sala de aula

A NOSSA IDENTIDADE – CERTIDÃO DE NASCIMENTO

Visualizações |
Vote aqui
Meu Nome É Maalum
11/11/2023
Matemática, História, Língua Portuguesa
Empatia e cooperação
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
26
Elisabete de Fátima Malacize
EMEF MILTON MONTI | SP | SAO MANUEL | Municipal





O filme Meu Nome É Maalum, foi escolhido para que os alunos possam construir a noção de identidade e desenvolver a capacidade de autoconhecimento. Reconhecer-se como indivíduo e cidadão no mundo é um processo constante e essencial para a vida em sociedade, principalmente nos anos iniciais da criança. Com o intuito de instigar essa reflexão, essa sequência didática atrelada com o filme, possibilitará o trabalho com diferentes documentos e o desenvolvimento da socialização dos alunos. O uso das tecnologias digitais pode aproximar o trabalho de sala da aula com o cotidiano das crianças, despertando seu entusiasmo e interesse pela aprendizagem, que pode ocorrer de maneira lúdica e descontraída.

 


1º Momento – Conhecendo o documento Certidão de nascimento.

Antes de acontecer esse momento da aula, o professor deverá apresentar aos alunos o filme Meu Nome É Maalum, fazer uma roda de conversa para que os mesmos relatem o que mais chamou a atenção no filme.   

Solicitar a cada família uma cópia do documento da Certidão de Nascimento. Depois de ter todas as cópias dos documentos em mãos, o professor reunirá o grupo de alunos e apresentará os seus documentos. Ao entregar, o professor deverá solicitar que cada criança leia esse documento e perceba as informações que nele contém.

2º Momento – Investigando a origem de meu nome.

Nesse momento o professor reúne o grupo de crianças e lança a discussão da origem do nome de cada um, lembrando a origem do nome da Maalum e perguntando se as crianças sabem por que tem esse nome. Depois o professor pede aos alunos uma pesquisa para casa solicitando uma investigação da origem de seu nome.

3º Momento – Construindo a árvore genealógica.

O professor inicia esse momento da aula questionando o grupo se os mesmos sabem o que é árvore genealógica. Diante das respostas o memo explica para os alunos sobre o que é árvore genealógica.

Depois dessa explicação o professor deverá sugerir que cada criança preencha a sua árvore genealógica, diante das informações que os mesmos trazem em seus documentos da Certidão de Nascimento (que no caso irá até os seus avós) e levarão para pesquisarem em casa o nome de suas bisavós.


No filme apresentado, os alunos aprenderam que todo nome tem sua origem e seu significado e o porquê a família escolheu esse nome. Dessa maneira cada aluno descobriu também a origem e o significado do seu nome e o porquê cada família escolheu o seu nome.

Os alunos trocaram informações entre si, discutiram de maneira produtiva e solidária e aprenderam uns com os outros.

Nas atividades aplicadas houve troca de informações principalmente na hora da leitura da certidão de nascimento, quando foi aberta a discussão com a turma e cada criança apresentou uma informação que percebeu no documento. Alguns alunos perceberam que nasceram no mesmo hospital, ou no mesmo dia e que fazem aniversário na mesma data.

Os alunos perceberam que na sala de aula tem 3 pais que se chamam Marcio,  temos 2 Gêmeos (2 meninos identicos e o outro uma menina e um menino que não são identicos), e como é feito o registro dos gêmos na certidão de nascimento.

Vários sobrenomes se repetem, mas não tem parentesco. 

Na atividade da árvore genealógica, muitos descobriram os nomes dos avós e bisavós, pois chamam por “vó ou vô” e não sabiam o nome. Alguns alunos não sabiam que tinham bisavós e descobriram curiosidades dos nomes que em alguns casos é o mesmo do pai ou da mãe ou da própria criança.