Relato de atividade em sala de aula

NEM SÓ DE BRINQUEDOS ELETRÔNICOS VIVEMOS, E SIM DE RECICLÁVEIS

Visualizações |
Vote aqui
21/11/2023
Argumentação
Educação Infantil
21
Mariana Ribeiro Casseta
LEONOR MENDES DE BARROS DONA CRECHE MUNICIPAL | SP | SAO MANUEL | Municipal





  • Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir;
  • Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação;
  •  Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos;
  •  Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida;
  •  Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas;
  • Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais;
  • Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história;

- Assistimos o filme “O Caso Do Brinquedo Perdido”;

- Roda de conversa sobre o filme (conversar sobre as telas e seus benefícios e malefícios, brincadeiras de antigamente, brinquedos recicláveis, entre outros);

- Mostrar para as crianças que devemos ficar um período curto no celular, pois somos crianças e devemos brincar, correr e se divertir. Levantar hipóteses: que as telas podem trazer muitos benefícios. Segundo as crianças, podemos pesquisar, assistir filmes, conhecer outros lugares por fotos e vídeos, entre outros. E seus malefícios foram: jogos que incentivam brigar, muito tempo na tela pode prejudicar a visão.

- Combinados da sala: ficar apenas uma hora por dia na tela. Cada criança que respeitar o combinado ganhará, no final da semana, uma estrela;

- Construímos com material reciclável um celular para brincar;

- Com tinta, desenhar o filme;

- Brincar de esconde-esconde, polícia e ladrão, queimada;

- Criar um brinquedo com a família com materiais reciclados;

- Brincar e apresentar esses brinquedos;

- Reciclagem (onde podemos jogar os lixos que não serão usados mais);

- Poluição do Meio-Ambiente;

- Levar as crianças a perceber que os brinquedos e brincadeiras são mais importantes que o celular.


 


As crianças tiveram grande participação em todas os momentos das atividades, se envolveram com aprendizado de forma lúdica e prazerosa: incluir a família na maioria das atividades, como construir um brinquedo de material reciclado, separar os lixos orgânicos dos recicláveis, combinados do uso das telas (na quinta feira, as famílias me mandavam mensagem falando se as crianças cumpriram o combinado). Todas as crianças interagiram em todas as atividades.