Relato de atividade em sala de aula

VALORES HUMANOS

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Meu Nome É Maalum
04/12/2023
Língua Portuguesa
Argumentação
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
51
Elaine Cristina Corrêa de Santana Santos
GERALDO PASCON PROF EMEFEI | SP | São Manuel | Municipal





A utilização de filmes como forma pedagógica em sala de aula pode despertar no aluno um interesse maior pelo conhecimento, além de possibilitar a liberdade de pensar e aprender de um modo diferente.

A escolha do vídeo veio após perceber como a não aceitação está presente desde os primeiros anos de vida das pessoas, aceitar a si mesma(o) é o segredo para ter uma boa relação consigo e com o outro dentro de suas diferenças. 

 A aceitação permite nos relacionarmos com o meio em que vivemos e com o tempo, o que é aceitação vira identidade fazendo com que a pessoa aprenda que existem inúmeras formas de ser e estar no mundo respeitando o próximo, combatendo ações de exclusão e de bullying.

 


1º Momento: Foi apresentado a plataforma do Curta!Educação para os alunos, expliquei sobre a importância das mídias audiovisuais no processo de formação e de aprendizagem. Na sequência, os alunos assistiram os vídeos “Imagine uma Menina com Cabelo de Brasil" e "Meu nome é Maalum", ambos trazem um assunto muito importante que é a aceitação, a intolerância, empatia, autoconhecimento, respeito, amor-próprio entre outros.

2º Momento: Em seguida, fizemos uma atividade chamada Sequências Incompletas com questões onde envolve características, sonhos, valorização. Segue alguns exemplos: “O que eu mais gosto que meus amigos admirem em mim é.....”, “Gosto de mim por quê?....”.

3º Momento: Após essa interação, falamos sobre visão e perspectiva de vida, os alunos receberam o desenho de uns óculos em branco, nesses óculos eles teriam que desenhar algo que considerassem importante. 

4º Momento: Depois de prontos, conversamos sobre a importância da aceitação e do autorretrato. Ao se retratar, o indivíduo organiza seus pensamentos e sentimentos, esse processo envolve expressar, transmitir, criar e aprimorar a sensibilidade ao olhar para si mesmo. Em seguida, eles colaram os óculos em outra folha com um esboço, onde fizeram um autorretrato.

5º Momento: Nesta etapa, foi trabalhado o significado do nome de cada um e, novamente, foi utilizado a tecnologia para a busca dos nomes. Outra atividade importante trabalhada foi o Acróstico, utilizando do próprio nome só com qualidades.

6º Momento: Para finalizar, eles receberam o desenho em branco de um moletom para pintarem, pois o modo de se vestir faz parte da expressão pessoal de uma pessoa e revela sua personalidade bem como seu estado.

Depois de tudo pronto, foi feita uma montagem com as atividades, que ficou sensacional!

 


Foi um desafio realizar essa atividade com alunos do Ensino Fundamental, principalmente na parte da confecção dos óculos, onde retratam a visão de mundo. Era algo que eu já tinha em mente desde o início do ano, mas ainda não havia encontrado uma oportunidade de trabalhar. Quando surgiu o Curta Educação e esse desafio do professor autor, vi a oportunidade não só de ouvir, mas de ver como os alunos se veem.

Esse projeto representa um entendimento da identidade e equidade racial das crianças, focando na diversidade cultural, ética, no autoconhecimento e na aceitação. Mas alguns momentos me marcaram bastante durante o trabalho e me fizeram refletir sobre a minha trajetória, pois sou uma mulher negra que lutei para me tornar uma professora e luto até hoje por um espaço na sociedade. Ouvir de crianças frases como, por exemplo, “não gosto da minha cor” ou “meu sonho é ser branco porque gente branca é mais bonita”, me faz levantar um questionamento para você que estiver lendo esse relato: o que podemos fazer para diminuir o preconceito e a desigualdade racial no Brasil?