Relato de atividade em sala de aula

PALAVRAS COM ALMA: A CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS SIGNIFICADOS E DAS EMOÇÕES

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Sentimentário
27/09/2024
Sociologia
Empatia e cooperação
Educação de Jovens e Adultos
40
Douglas Souza Neves
EE CARMELIA GONCALVES LOFF | MG | Ribeirão das Neves | Estadual





Promover uma reflexão crítica sobre o papel das palavras no processo de socialização, analisando como elas adquirem significados e forças distintas ao longo da trajetória de vida dos indivíduos. Através da exibição do curta "Sentimentário," os alunos foram incentivados a identificar e compartilhar as palavras que moldaram suas experiências pessoais e sociais, compreendendo como algumas geram motivação, enquanto outras evocam memórias de abusos e preconceitos. O objetivo foi fortalecer o entendimento de que o significado das palavras é socialmente construído e varia conforme as vivências, discutindo seu impacto na formação das identidades e nas relações sociais, em consonância com os conteúdos de sociologia abordados na educação de jovens e adultos.


Exibição do Curta:
Iniciei a aula com o curta "Sentimentário", explicando brevemente o conceito central do filme, que explora a busca por um dicionário de sentimentos e como as palavras ganham diferentes significados emocionais ao longo da vida.

Debate Inicial: O Peso das Palavras:
Após a exibição, promovi uma roda de conversa sobre as primeiras impressões do filme. Perguntei como eles se sentiram ao ver o menino questionando o significado das palavras no dicionário, e os incentivei a refletir sobre como, no cotidiano, certas palavras podem motivar ou trazer lembranças dolorosas.

Atividade de Criação: Construindo um "Sentimentário" Pessoal:
Solicitei que criassem um "sentimentário" individual, escolhendo três palavras marcantes em suas vidas. Cada aluno anotou e descreveu brevemente o impacto emocional dessas palavras (como superação, preconceito, etc.).

Compartilhamento Coletivo: Histórias por Trás das Palavras:
Organizei uma roda de histórias onde os alunos voluntariamente compartilharam uma das palavras do seu "sentimentário" e seu significado emocional. O objetivo foi criar um ambiente acolhedor e de respeito.

Vivências e Superação: O Impacto das Palavras:
Em seguida, discutimos como as palavras influenciam suas identidades. Incentivei que compartilhassem momentos de superação e resiliência ao enfrentar palavras negativas ou preconceituosas.

Reflexão Coletiva: Resignificando Palavras:
Finalizei com uma reflexão sobre como resignificar palavras que remetiam à dor, transformando-as em símbolos de força e empoderamento. Convidei os alunos a compartilhar uma palavra que, a partir da aula, ganhou um novo significado positivo.

Avaliação Reflexiva:
Para avaliar, solicitei que escrevessem uma reflexão sobre o que aprenderam, destacando o papel das palavras na socialização e em suas relações cotidianas.


A experiência com o curta "Sentimentário" foi extremamente exitosa, proporcionando momentos de emoção, reflexão e aprendizado significativo para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O envolvimento foi intenso, com muitos se emocionando ao compartilhar vivências, ressignificando palavras que marcaram suas trajetórias, algumas ligadas à superação, outras a memórias de abuso e preconceito.

Conseguimos ampliar a percepção dos alunos sobre o impacto das palavras em suas vidas, trazendo uma educação que dialoga diretamente com a faixa etária e realidade social da turma, formada por estudantes de uma escola da periferia. A atividade fixou os conceitos de socialização e identidades sociais, promovendo um espaço de acolhimento, em sintonia com a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. Criamos uma relação horizontal, respeitando a história de cada aluno da EJA.

O uso do curta e da tecnologia trouxe uma abordagem contemporânea e envolvente, conectando os alunos emocionalmente ao tema e facilitando a compreensão de conceitos como formação de identidade e socialização. Discutir a saúde mental por meio dessa atividade foi crucial, especialmente no contexto atual.

A utilização de recursos audiovisuais e metodologias ativas tornou o ensino de Sociologia mais dinâmico e significativo. O compartilhamento de histórias e a criação do "sentimentário" possibilitaram que os alunos refletissem sobre suas trajetórias e os conceitos discutidos. A aula cumpriu os objetivos pedagógicos e gerou um impacto positivo na autoestima e na compreensão social dos estudantes.

Por fim, essa abordagem contribuiu para uma educação libertadora, que valoriza a construção coletiva do conhecimento e desenvolve o senso crítico dos alunos, principalmente dentro do contexto plural da EJA.