Relato de atividade em sala de aula

COMO TRABALHEI O FILME

Visualizações |
Vote aqui
22/10/2024
Sociologia
Empatia e cooperação
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
115
Deise Aparecida Montezori Santos





O objetivo de trabalhar o filme "Imagine uma Menina com Cabelos de Brasil..." em sala de aula é promover a empatia, estimular a criatividade, discutir questões culturais, fomentar o diálogo, abordar valores sociais e desenvolver a autoconfiança. A obra permite que os alunos reflitam sobre identidade e aceitação, contribuindo para um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. Além disso, retrata de maneira lúdica a importância da identidade, da autoaceitação, da diversidade cultural e do pertencimento. 


Para os 1º anos, foi proposta a atividade de desenhar um autorretrato em uma folha em branco, refletindo como os estudantes se enxergam e se identificam. O objetivo é promover a expressão da identidade e valorizar a diversidade em sala de aula.

Para os 2º anos, foi proposto que as crianças desenhassem algo relacionado ao filme e expressassem sua compreensão sobre ele. A criatividade fluiu durante essa atividade, resultando em ótimos desenhos, e alguns alunos escreveram pequenas frases relacionadas ao tema.

Para os 3º anos, foi proposto que os estudantes realizassem um desenho sobre o filme e escrevessem uma mensagem para a Menina com Cabelos de Brasil...


 

A experiência de trabalhar com o filme "Imagine uma Menina com Cabelos de Brasil..." foi verdadeiramente surpreendente. Os estudantes do 1º ao 3º ano se encantaram com o curta. Durante a roda de conversa, compartilharam diversas experiências que ressoavam com as da personagem principal, expressando seus sentimentos em relação a esses eventos. Foi maravilhoso observar a solidariedade e a empatia que demonstraram.

As atividades de autorretrato foram realizadas com muita criatividade, resultando em desenhos belíssimos. Além disso, os desenhos inspirados no filme e as mensagens escritas para a Menina com cabelos de Brasil foram igualmente enriquecedores. Os alunos produziram excelentes ilustrações e redigiram mensagens de apoio à personagem, evidenciando a empatia — um dos principais focos do Projeto de Convivência.