Relato de atividade em sala de aula

RESPEITO NÃO TEM COR, TÊM CONSCIÊNCIA!

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O Xadrez das Cores
24/10/2024
Repertório cultural
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
16
Maria do Carmo Gabriel
EMEI PROF. MARIA JOSÉ BORDINI PASCHOAL | SP | SAO MANUEL | Municipal





O filme aborda a temática do projeto, abordando assim a discriminação racial, a desvalorização das culturas. É um filme que nos faz olhar para a nossa realidade, ande o preconceito, as diferenças ainda infeli]zmente tem lugar no cotidiano das pessoas. o autor usou o xadrez com muita sabedoria para demostrar que mesmo com as difernças das cores elas tem as mesmas funções,que atraves deste curta possamos aprender a conviver com a diversidade cultural. No dia 20 de novembro, celebra-se o dia nacional da consciência negra. Marcada pela morte de zumbi dos palmares, símbolo da resistência negra contra a escravidão, a data ressalta a importância da luta contra a discriminação racial e, também, da reflexão sobre os lugares ocupados pelas pessoas negras em nossa sociedade. Conscientizar os alunos sobre respeito ao próximo, suas características, sua cor de pele, cabelo e religião e culturas, conhecer a origem da comemoração aqui no Brasil, conhecendo a história do zumbi de palmares. Promover o entendimento e valorização da cultura afro-brasileira, despertando nos alunos o respeito pela diversidade e incentivando a criatividade através de atividades lúdicas e culturais.

  • Explorar a história e a cultura afro-brasileira; Incentivar a pesquisa e a curiosidade dos alunos sobre o tema;Estimular a expressão artística através da dança, música, teatro e poesia; Promover a integração e o respeito mútuo entre os alunos; Conhecer figuras históricas negras e suas contribuições para a história do Brasil; Valorizar manifestações culturais afro-brasileiras; Refletir sobre questões de identidade e pertencimento; Desenvolver habilidades artísticas e de expressão relacionadas ao tema; Conhecer e apreciar as diversas comidas típicas; Reconhecer as vestimentas e suas características; Conhecer a história do dia 20 de novembro; Conhecer as leis, e para que servem; Com esse projeto, espera-se que as crianças desenvolvam uma maior consciência sobre o papel fundamental da cultura negra na formação da sociedade brasileira e a necessidade de combate ao preconceito racial.
  • LINKS DO PROJETO COMPLETO: https://docs.google.com/document/d/19M7VvzJPPrKV9DEkFsL4IYmnBViYRyjk/edit?usp=drive_link&ouid=116863501472098391711&rtpof=true&sd=true

  • LINK DE TODO TRABALHO E EVIDÊNCIAS:

  • https://drive.google.com/drive/folders/1nYfVBO9kxxnmRs49Nbf7waa7Q7wFhvDc?usp=drive_link


1- Plano de Aula:

  • BREVE HISTÓRICO: O QUE É CONSCIÊNCIA NEGRA.
  • HISTÓRIA E BIOGRAFIA: ZUMBI DE PALMARES.
  • Propostas de atividades impressas:
  • Acesso: https://www.tudosaladeaula.com/2023/11/8-atividades-sobre-o-dia-da-consciencia-negra.html.

LEGISLAÇÕES VIGENTES:

Lei n.º 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que define o preconceito racial e de cor como crimeLei n.º 12.711, de 29 de agosto de 2012, que determina cotas raciais para o ingresso de estudantes negros nas universidades e instituições federais; Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de nosso país. O Dia da Consciência Negra se estabeleceu como uma “data comemorativa” no calendário nacional também por meio de uma lei. Essa foi a Lei n.º 12.519, de 10 de novembro de 2011, e, assim, o dia 20 de novembro foi oficialmente incluído como uma data em referência à consciência negra. 

2- Plano de aula:

Questionário online: Pesquisa de campo: Survey Heart (App para questionário online; Elaborar as questões que serão enviadas; Debater sobre elas; Avaliar os gráficos; Realizar a leitura ; identificar dados; Elaborar um cartaz com os dados obtidos.

3- Plano de aula:

Cinema em sala: exibir filmes relacionados ao tema e promover debates após a exibição.

Filme: O xadrez das cores.

Plataforma: Curta Edu / São Manuel-SP

Acesso: https://curtaedu.org.br/filmes/#owl-canal-df688a1829cb482dbc5bb4d0d8e6c04d.

4- Plano de aula:

Desfile cultural: Organizar um desfile com roupas de origem africana elaboradas pelos alunos.

5- Plano de aula:

Culinária: Preparo e degustação de pratos típicos afro-brasileiros.

FINALIZAÇÃO:

  • Apresentação de capoeira: Convidar um grupo local de capoeira para uma apresentação e bate-papo.

PRODUTO FINAL:

  • LINK APOSTILA CONFECCIONADA: https://docs.google.com/document/d/1_wq6QpJAECNlNM6Q2-vzHuy7-FRXbTWZ/edit?usp=drive_link&ouid=116863501472098391711&rtpof=true&sd=true
  • https://drive.google.com/file/d/1ezUExYZZv-v0AgTb1PDrmHzKPzJT9cpB/view?usp=drive_link

Celebrar o dia da consciência negra é fundamental para valorizar a cultura afro-brasileira e reconhecer sua contribuição na construção da nossa sociedade. Os anos iniciais do ensino fundamental é uma fase crítica na formação de valores e consciências, sendo o momento ideal para introduzir conceitos de igualdade, respeito e valorização das diferentes culturas.O projeto: Respeito não tem cor, tem consciência, foi elaborado á partir das vertentes e realidade do dia a dia da comunidade escolar no qual estão inseridos. Foi elaborado 5 aulas com o objetivo de aprimorar e reconhecer a importância da valorização das diferentes culturas, e compreensão sobre o tema: Consciência Negra.

Na aula 1- Foi apresentado a bibliografia e trajetório dos marcos importantes na luta contra a discriminação racial, as crianças conheceram a legislação vigente e realizaram as atividades impressas de interpretação de textos sobre os autores e figuras importantes.

Na aula 2- Realizamos um questionário online com o app Survey Heart, no qual elaboramos as alternativas, no qual ficaram dessa forma: Você já sofreu alguma discriminação ( cor, cultura, características). Enviamos o link no grupo de whats dos responsáveis para que pudessem responder.

Na aula 3- Foi exibido o curta metragem: O xadrez das cores, onde houve um debate de críticas e sugestões, com roda de conversa e explicações.

Na aula 4- Realizamos um desfile culturas, com vestimentas, pinturas e características da cultura afro brasileira, em exposição para a escola.

Na aula 5- Realizamos uma visita na cozinha para obervar o preparo da feijoada, sendo um prato típico da cultura africana, exploramos gostos e sabores, e pudemos provar e relatar sobre as características do genero textual (receita).

PRODUTO FINAL: Realizamos a confecção de um tabuleiro de xadrez com materiais recicláveis. Uma apostila, utilizando de conteúdo tecnólogico para confeccionar a capa e os passo a passo. Realizamos a degustação da fruta (acerola).

APRESENTAÇÃO: Um grupo de capoeira do município de São Manuel,  apresentou-se com uma coreografia tipica sobre a discriminação racial para os estudantes da escola. Apresentação de musicas da cultura afro brasileira (GRUPO SAMBA VIDA).

LINKS PARA ACESSO DO CONTEÚDO NA ÍNTEGRA:

https://drive.google.com/drive/folders/1p1O4zEpML4dsjBvfsOpfsDCsBZ-FeqNc?usp=drive_link

https://drive.google.com/drive/folders/1nYfVBO9kxxnmRs49Nbf7waa7Q7wFhvDc?usp=drive_link