Plano de Aula

QUANDO FOR DOMINGO

A Invenção da Infância
08/06/2015
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Formação de Educadores, Ensino Superior
Geografia, Língua Portuguesa, História
Filipe Macedo
Acesse a ficha do filme



Será que quando for domingo, todas as famílias do Brasil terão seu momento de lazer, descanso e comunhão? A realidade de lugares menos desenvolvidos vem à tona a partir do filme "A invenção da infância", denunciando um fato que há muito tempo assola nosso país a violação do principal direito da criança e do adolescente: a educação.




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Informar sobre os direitos da criança e do adolescente, a partir do ECA.



Desenvolver habilidades em apresentações orais.



Integrar a turma a partir dos trabalhos.



Estimular a pesquisa.




Etapa 1:

Breve apresentação do tema e exibição do filme "A invenção da infância"




Etapa 2:

O professor poderá sugerir que os alunos escrevam em poucas linhas, suas impressões sobre o filme em um pedaço de papel.




Etapa3:

Com o trabalho produzido pelos alunos, o professor poderá mediar um debate com base nos direitos da criança e do adolescente (ECA), fazendo uma explanação a partir das impressões dos alunos.



Após a primeira conversa sobre o nosso Estatuto, o professor poderá iniciar uma pesquisa dos direitos das crianças em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, fazendo relação com os direitos no Brasil. O importante é que sejam pesquisados no mínimo dois países distintos.



Dica: se a instituição disponibilizar laboratório de informática a pesquisa será mais eficiente.




Etapa 4:

Após a pesquisa e discussão sobre as diferenças de outras culturas os alunos, separados em grupos deverão trazer uma reportagem de jornal ou revista (de qualquer data) com algum caso que eles percebam que os direitos da criança e do adolescente não foram cumpridos, esse trabalho deverá ser apresentado para a sala no formato de um seminário, contando para os demais colegas sobre a situação e (se houver) o desfecho dela.



Obs: caso a matéria trazida pelo grupo não tenha tido uma solução legal, eles deverão anexar à pesquisa uma proposta de solução para o fato.




Avaliação:

Análise do trabalho de pesquisa em jornais ou revistas, com notícias de crianças que tiveram seus diretos lesados.



Texto escrito sobre uma reflexão de quais intervenções os poderes públicos poderiam tomar para solucionar esses casos.



Análise da participação dos alunos durante o debate.




Para saber mais:

Bemvindo ao Mundo - Porque Pobreza?


Vivendo a Adolescência




Vídeo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente produzido pelo Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal de Goiás para os cursos de Especialização em Educação para a Diversidade e Cidadania e de Extensão Estatuto da criança e do adolescente:

Estatuto da Criança e do Adolescente - UFG




Referências bibliográficas:

KINDERSLEY, Anabel e Barnabas - "Crianças como você, uma emocionante celebração da infância no mundo" - Ed. Ática SP- 2008.



SOUZA, Maurício de. A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Ed. Maurício de Sousa, São Paulo, 1993.



PRIORE, Mary Del. História das crianças no Brasil, Ed. Contexto. São Paulo, 1999.





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