As produções artísticas além de revelar o ponto de vista do artista, também trazem o contexto social da obra, ao se tornarem uma forma de expressão da realidade. O ensino da arte não pode ser elitista, um conhecimento que distancia as camadas da população. Muito pelo contrário, a arte pode ser uma manifestação de superação social e um instrumento para entender as relações sócio-econômicas.
As diversas linguagens artísticas ainda não estão plenamente presentes nos currículos. A arte na escola, algumas vezes,
ainda
vista como disciplina menor,
é reflexo de quanto é preciso evoluir para abarcar a complexidade do ato de educar.
Educar para arte quer dizer dar acesso aos alunos às mais diferentes manifestações artísticas. É comum termos alunos no Ensino Médio que dizem não gostar de teatro, por exemplo, mas ao serem questionados, se já foram a um, a grande maioria diz que não. É como se eles introjetassem que aquela cultura não lhes pertencessem.
É preciso abrir espaço para a música, para o teatro, para o cinema, para a escultura e muitas outras formas de expressão da arte.
É necessário que se abra um debate com os educadores, com a comunidade, com os alunos.
Como diz a música Comida :
" a gente tem sede de quê
a gente tem fome de quê ?"
A escola é uma instituição que pode ajudar aos alunos e comunidade a tornarem-se mais críticos e mais atuantes, assim como no curta apresentado, os jovens apresentam sua realidade e seus sonhos, é preciso que os alunos possam se expressar. A proposta que segue tem esse princípio de discussão e ampliação de horizontes.
Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste
Discutir a arte enquanto forma de superação social
Refletir sobre as diversas linguagens e os profissionais que nelas atuam
1. Exibir o filme: Dadá
2. Após a exibição do filme discutir o seguinte roteiro de questões:
Existem semelhanças entre a vida dos jovens do filme e a sua vida?
Quais são suas expectativas para o futuro?
Você tem alguma forma de expressão artística?
Como é que a sorte da gente pode virar?
Se você fosse diretor de um filme, qual seria o tema dele?
3. Propor aos alunos organizar um ciclo de debates com profissionais de diversas expressões artísticas
4. Pesquisar na cidade, instituições ligadas à arte e convidar artistas para participar de debates
5. Verificar se o bairro ou cidade tem cursos gratuitos de artes
6. Fazer um painel e divulgar caso existam os cursos na cidade e divulgar na escola
7. Iniciar um Ciclo de Debates "EM CENA - OS ARTISTAS". A cada debate é importante que os alunos façam um roteiro de questões a serem perguntadas para o artista entrevistado. Caso a escola possua computador com web-cam, pode-se fazer uma entrevista via programa de comunicação instantânea (MSN). É interessante envolver os mais diversos recursos para que os alunos percebam que o computador pode ser um diferencial na busca de informações na escola Pode-se também preparar a entrevista por escrito e enviar por e-mail para o artista.
8. Para socializar tudo que aprenderam, os alunos podem organizar um seminário aberto para as outras turmas denominado- "VEJA ARTE COMO NÓS VEMOS"
9. Ao final do Ciclo de Debates "EM CENA- OS ARTISTAS" os alunos devem fazer uma auto-avaliação para identificarem o quanto descobriram sobre as diversas formas de Arte.
Ficha de Auto-Avaliação de Aprendizagem sobre as diferentes manifestações artísticas
-
Modalidade artística
circo
cinema
teatro
Escultura
grafitagem
Animação
Artes plásticas
Pintura
Dança
Música
O Que eu já sabia?
O que eu descobri?
-
Acrescentar as outras manifestações artísticas que o grupo eleger.
Avaliação:
Auto-avaliação dos alunos
Envolvimento dos alunos nas atividades
Evolução dos alunos nas estratégias de entrevista
Relação informações pesquisadas e comunicação dos conteúdos no seminário aberto para identificar se os alunos conseguiram socializar satisfatoriamente o que aprenderam.