A história brasileira é marcada pela dominação étnica desde quando os negros foram trazidos para o Brasil. Seqüestrados, submetidos às condições desumanas os negros lutavam para preservar a dignidade, os costumes de um povo. No entanto a luta era desigual e apesar da passagem do tempo, do repúdio a escravidão, ainda hoje os negros sentem na pele escura os resquícios de toda sua saga, temos em nossa sociedade atuais representantes de um pensamento ideológico arcaico que tem raízes profundas, complexas.
A diferença entre negros e brancos nota-se nas dimensões sociais e econômicas.
Não é a toa que as estatísticas mostram que negros e pardos estão entre as parcelas mais mal remuneradas da sociedade. E que as oportunidades ficam menores quando se é mulher, pobre e negra, como a protagonista do filme.
A Escola enquanto instituição não tem como assumir uma posição neutra em relação ao tema, ou o professor atua como agente transformador ou perpetua a ideologia discriminatória.
Trazer o tema para a discussão, ouvir diferentes pontos de vistas, refletir sobre como a sociedade lida com o tema, associar outros artigos e livros, as possibilidades são diversas, o importante é desenvolver a exibição do filme de tal forma que venha verdadeiramente agregar novas visões e atitudes diante do tema central. Ajudando ao aluno perceber seu entorno social com outros olhares.
Uma das mais belas lições do filme é a negação do conformismo, da busca pelo conhecimento para a transformação dos fatos. É alquimia do conhecimento. É esse desejo que a escola tem que despertar. Você se habilita?
Que a escola possa colocar na mão das crianças, jovens, adultos uma nova possibilidade e que possamos dizer diariamente: Xeque mate discriminação racial!
Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste
Discutir a questão racial, bem como as relações que existem entre as classes sociais.
Possibilitar conhecimentos e vivências que cooperam para que se apure sua percepção de injustiças e manifestações de preconceito e discriminação que recaiam sobre si mesmo, ou que venha a testemunhar - e para que desenvolva atitudes de repúdio a essas práticas.
Pedir que os alunos relatem situações em que já tenham vivenciado algum tipo de preconceito em relação a si mesmo ou a outras pessoas
Focar sobre a situação do negro e as condições em que foram inseridos no Brasil
Propor que os alunos durante quinze dias, façam registro de aparições de negros na televisão em qualquer programa ou propaganda, sendo que o registro deve conter o nome do programa/propaganda, horário e uma descrição da situação do negro apresentada
Em grupos de 6 crianças pedir que tabulem a freqüência das aparições e que o grupo redija uma síntese do que concluiu
Apresentação dos grupos
Propor que o grupo assista o Curta- Xadrez das cores
Conversar sobre as impressões do curta
Pedir que as crianças façam um júri-simulado sobre a situação de preconceito vivenciada pela protagonista.
Organização do júri-simulado:
5 pessoas para defender a patroa
5 pessoas para defender a empregada
5 pessoas para decidir a questão
20 crianças que se responsabilizarão para montar um registro jornalístico do fato
É importante trabalhar com as crianças sobre as funções e papéis que cada um desempenhará, deixando claro que todas entendam a natureza de sua função.
Validar procedimentos de pesquisa que apóiem os argumentos da acusação e da defesa, e como relatar um fato em forma de página de jornal.
Filmar o júri simulado para que depois as crianças assistam e façam críticas
Fazer leitura dos jornais de registro do júri
E comparar as diferenças de fatos, visões e opiniões,
Validar a diferença de opinião desde que estão não possua caráter preconceituoso
Entrevistar um advogado para que indique quais são os artigos no código penal que tratem do preconceito racial
Leitura dos artigos e das penas
Montar um mural indicando o filme com informações sobre o que é o código penal e como lida com o preconceito racial.