Plano de Aula

UMA REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL

O Xadrez das Cores | Ficção | De Marco Schiavon | 2004 | 22 min | RJ
15/05/2007
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
História, Língua Portuguesa
Araújo & Klein
Acesse a ficha do filme



As relações raciais no Brasil são marcadas por contradições. Ao mesmo tempo em que parcelas significativas da população negra se encontram em situações de desvantagem, no quadro de desigualdade social, o racismo é negado oficialmente e também pelo senso comum. Em muitos casos, evoca-se a mestiçagem do povo brasileiro como fator de unidade e ausência de conflito. No entanto, há práticas veladas de racismo, como o requisito de "boa aparência" para a conquista de um emprego, que escondem um padrão de beleza branco, ou a associação do negro às funções que requerem menos qualificação profissional.
Esse racismo velado se reflete também no sistema educativo.
A crença de que vivemos em um paraíso racial, sem conflitos, muitas vezes, impede que o assunto seja tratado em sala de aula, como se ao tocar no assunto estivéssemos criando o preconceito. As atitudes preconceituosas inscrevem-se no plano da invisibilidade da questão para amplos setores da sociedade.
Preconceito e discriminação são crimes. Talvez, seja este um dos primeiros passos rumo a uma mudança de mentalidade e atitude. Mas apenas leis, externas ao sujeito e tendo seu cumprimento subordinado ao poder coercitivo do Estado, não garantem mudança de atitudes. Tal mudança implica numa ação formativa de âmbito moral através da qual é o próprio sujeito quem se auto-obriga ao cumprimento das normas tendo por base seus valores e sentimentos morais.
A formação moral torna-se, dessa maneira, fundamental para que os direitos sejam de fato reconhecidos e respeitados. A constituição de um sujeito moral
é função também da escola e depende do enfrentamento das situações de conflito surgidas na escola e também em contextos externos à sala de aula.
Tomar a palavra a partir da discussão e do enfrentamento de problemáticas cotidianas possibilita a análise do problema, a sua discussão, a percepção de que há diferentes formas de enfrentá-lo.
Permite, também a descoberta dos próprios sentimentos e dos sentimentos dos outros envolvidos.
Uma ação educativa baseada pautada por tal disposição exigirá dos alunos um raciocínio sobre a problemática que surge das relações interpessoais e sobre as emoções associadas a tal problemática. Tal aprendizagem dependerá da descentração do próprio ponto de vista, para que se possa contemplar simultaneamente pontos de vista diferentes.
O filme aborda a questão do conflito racial presente em nossa sociedade, explicitando os sentimentos dos atores envolvidos e propiciando uma reflexão crítica acerca da discriminação racial. Nossa presente proposta pretende uma ação educativa cujo objetivo central é o desenvolvimento do sujeito moral.


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


Objetivos Gerais



 desenvolver a capacidade de compreensão crítica da realidade

 adquirir sensibilidade para perceber os próprios valores e sentimentos e utiliza-los criticamente enquanto procedimentos de educação moral

 estimular a capacidade dialógica, a tolerância e a participação democrática

 reconhecer e assimilar valores morais que podemos entender como universalmente desejáveis

 conhecer informações relacionadas à problemática apresentada que possam ter relevância para explicitar valores.




Objetivos Específicos



 estimular a participação de todos os alunos alunas, expressando suas opiniões e sentimentos

 discutir o preconceito e a discriminação racial em nossa sociedade

 através da problemática abordada pelo filme desenvolver conteúdos curriculares específicos em cada área de conhecimento.


 Discussão em grupo:



Os alunos e alunas são convidados a expressarem sua compreensão acerca do filme e da problemática abordada. Sugerimos algumas questões, para conduzir a discussão em grupo, que têm como objetivo a reflexão sobre o tema da discriminação, levando os discentes a perceber os valores envolvidos na questão.





Sugestão de perguntas para direcionar a discussão:



- A situação vivida pela empregada, é algo que vocês apreciam?

- O que vocês sentiram diante do tratamento que a patroa dispensava à empregada?

- Por que a patroa tratava a empregada daquela forma?

- O que a patroa sentia diante do fato de ter uma empregada negra?

- Como a empregada se sentia diante dos comentários e atitudes da patroa?

- O que você achou da reação da empregada?

- O que você faria se estivesse no lugar da empregada?

- O que você considera positivo na atitude da empregada e da patroa?



A partir das opiniões emitidas propor uma reflexão sobre os valores envolvidos na situação retratada pelo filme.




 Levantamento de situações semelhantes vivenciadas pelos alunos e alunas



Propor uma atividade escrita na qual os alunos e alunas relatem uma situação semelhante à descrita no filme. Os alunos que se sentirem à vontade podem ler sua redação para os colegas.




 Pesquisa sobre a situação do negro no Brasil



Buscar na mídia e em órgãos oficiais, IBGE, por exemplo, informações sobre a situação do negro no Brasil: indicadores sociais (nível de escolaridade, condições de moradia) e econômicos (ocupações, nível de renda).



 Discussão sobre os direitos dos cidadãos



A partir dos dados e informações obtidos, discutir os direitos de cidadania e a igualdade em relação ao gozo dos mesmos.



 Projeto envolvendo diferentes disciplinas



Após a discussão, fazer um levantamento com os alunos e alunas sobre as perguntas que gostariam de ver respondidas relacionadas ao tema. Por exemplo, podem surgir questões como: "Por que os negros ganham menos?" - "Por que os negros estudam menos que os brancos?" - "Como começou o preconceito no Brasil ?"


Partindo das questões eleitas pelo grupo elaborar um planejamento pedagógico que possa contemplar os conteúdos específicos de cada disciplina na resposta à questão proposta.


Assim, em história poderia ser estudado o período da escravidão. Em matemática porcentagem. A idéia é que os conteúdos escolares possam ser desenvolvidos a partir de uma temática relevante, respondendo às dúvidas nascidas das discussões em grupo.



Indicações Bibliográficas



ARAÚJO, Ulisses F. (2003). Temas Transversais e Estratégia de Projetos. São Paulo: Moderna.


BUARQUE DE HOLANDA, Sergio (1995). Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras.


CORTINA, Adela (2003). O Fazer Ético: guia para a educação moral. São Paulo: Moderna.


SCHILLING, Flávia (2004b). A multidimensionalidade da violência. In CARVALHO, José Sérgio (org.). Educação, cidadania e direitos humanos.Petrópolis: RJ: Vozes. SERRANO, Gloria P. (2002). Educação em Valores: como educar para a democracia. Porto Alegre: Artmed.


PUIG, Josep Maria (1998). Ética e Valores: métodos para um ensino transversal. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (155)